
Apartamento ELB
São Paulo

FICHA TÉCNICA
- Área construída
- 700 m2
- Conclusão
- 2024
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Christian Rojas, Fernanda Maeda, Alan Cruciti, Larissa Urbano e Pamela Dontal
- Design de interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Magu Marinelli, Décio Araújo, Ana Zuchetto, Amanda Bernacci e Fernanda Barbara
- Paisagismo
- Rodrigo Oliveira
- Iluminação
- Illumination
- Estrutura de madeira
- ITA
- Fotos
- Fran Parente
Localizado em uma área nobre de São Paulo, o Apartamento ELB ocupa a cobertura de um edifício e foi completamente transformado a partir de um projeto que redesenhou seu segundo pavimento. O resultado é um duplex que alia o programa clássico de um apartamento familiar à atmosfera de uma casa suspensa sobre a cidade.

No pavimento inferior, mantivemos a configuração tradicional: sala de estar, jantar, cozinha e suítes da família.




As janelas originais foram discretamente ocultadas internamente por fechamentos e cortinas, preservando a fachada externa e trazendo unidade ao conjunto.

Um dos desafios do projeto foi a chegada da escada ao segundo andar: o pé-direito, inicialmente mais baixo, se eleva em seguida, revelando a amplitude do espaço de forma gradual. Esse gesto arquitetônico cria surpresa e intensifica a experiência de descoberta.


No pavimento superior, inteiramente reformulado, concentram-se os espaços de convivência mais descontraídos: varanda gourmet, sala íntima, sala de jogos, brinquedoteca e adega.


Um piano de família funciona como elemento de destaque no segundo pavimento. A cobertura, construída em estrutura de madeira laminada pré-fabricada, é complementada por brises que desempenham simultaneamente a função de pilares e filtros de luz.


À noite, a transparência do volume faz com que a cobertura se assemelhe a uma lanterna, iluminando-se de dentro para fora. Jardineiras contornam e integram a arquitetura à paisagem, criando a sensação de uma casa cercada por verde. Materiais naturais, como madeira nas paredes e pedra no piso, reforçam a atemporalidade do projeto.

