Apartamento JLD
São Paulo, SP
FICHA TÉCNICA
- Área
- 1040 m2
- Conclusão
- 2023
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Jinny Yim, Marcela Siniauskas, Thays Colli, Juliana D’alkimin, Raissa Simão, Tais Arevalo, Pedro Junqueira, Maya Leal
- Interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Magu Marinelli, Isabel Boccalini, Henrique Bregantim, Vicky Nasser, Jullia Zhang
- Paisagismo
- Rodrigo Oliveira
- Iluminação
- Illumination e Lightworks
- Figurino
- Gilda Midani
- Fotos
- Fran Parente
Situado em um bairro privilegiado em São Paulo, o Apartamento JLD poderia ser confundido com uma casa, não fosse pela vista exuberante do topo do edifício onde está localizado. Dividido em dois pavimentos e voltado para o Parque Villa Lobos, o projeto dessa “casa nas alturas” se propõe a ser um oásis em meio à cidade.
Um hall social recebe o visitante, que logo se depara com uma combinação de materiais e tons que vai se repetir ao longo da residência: piso de pedra, forro claro e paredes ora brancas, ora revestidas de madeira.
Seguindo à direita, uma longa sala de estar e jantar é banhada pela luz que entra por grandes aberturas de vidro.
Peças de design e obras de arte selecionadas pelo escritório se misturam com o acervo dos clientes – incluindo um belo piano de cauda –, criando uma interessante variedade de cores, texturas e expressões. Uma varanda faz a transição entre a sala e a vista, envolta por um cuidadoso paisagismo.
Do outro lado, à esquerda da entrada principal, estão localizadas as suítes e uma sala íntima, que conta com um jardim privativo.
Uma imponente escada escultural, que parece flutuar acima do chão, conecta os dois andares.
Enquanto o programa do pavimento inferior se assemelha ao de um apartamento clássico, o pavimento superior funciona como uma extensa área de lazer. Uma varanda gourmet, com spa e sauna, se volta para a vista, protegida por um fino beiral.
Sempre trazendo elementos que criem a sensação de se estar numa casa, grandes painéis de vidro se abrem para uma piscina de borda infinita, abraçada por um longo jardim suspenso.
Ainda no segundo pavimento, um painel de brises com porta invisível dá acesso a uma adega, que também funciona como espaço para receber amigos.
Um longo jardim terraço, da onde pode-se observar a cidade por outro ângulo, completa o programa, ao lado de um ateliê, academia e lavabo.
É importante mencionar o trabalho cuidadoso na reforma do apartamento, que envolveu desafios estruturais, com reforços necessários nos pilares e vigas. À piscina original somou-se uma jacuzzi, que juntas se tornaram parte de um grande espelho d’água, cobrindo toda a extensão da varanda.