
Residência ART
Paraty, RJ

FICHA TÉCNICA
- Área do terreno
- 3800 m2
- Área construída
- 1878 m2
- Conclusão
- 2024
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Siniauskas, Pedro Junqueira, Andrea Mendonça, Marina Camison, Fernanda Morais, Leticia Hirata
- Design de interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Magu Marinelli, Eloisa Quadros, Ana Zuchetto, Amanda Bernarcci, Juliana Vital, Luiz Santini, Thais Madeu
- Paisagismo
- Burle Marx
- Iluminação
- Studio Iluz
- Estrutura
- Marata
- Fotos
- Fernando Guerra
Localizada na cidade praiana de Paraty, no Rio de Janeiro, e com acesso direto ao mar, a Residência ART não se revela em um primeiro olhar. Entre diversas árvores originais e preservadas no terreno, as linhas precisas e ortogonais da sua fachada se desmaterializam nos tortuosos e orgânicos movimentos da natureza.

O visitante é recebido por um acolhedor porte-chochère, resultante do balanço do volume acima.


A fachada da rua é revestida por placas de pedra, que conferem privacidade ao interior da casa e criam um interessante contraste visual com o paisagismo.


As portas se abrem para um grandioso hall de entrada, cujo ponto focal é uma imponente escada escultural em travertino e madeira. A partir desse ponto, os três eixos principais da casa se desenvolvem.



Seguindo à direita, estão localizadas as áreas sociais, com sala de estar, jantar e área gourmet, completamente integradas à varanda através de grandes aberturas em painéis de vidro.



Na esquerda, estão localizadas sala íntima, academia e sauna, que se abrem para a piscina e para um extenso gramado que segue até o mar. A pedido dos clientes, uma área alfresco foi projetada no gramado, proporcionando à família agradáveis refeições ao ar livre.



Para que as vistas para o mar e as montanhas fossem potencializadas, optamos por um segundo pavimento, onde três eixos comportam as suítes: um para o casal, o segundo para os filhos e o terceiro para hóspedes.




As suítes da família são conectadas por uma generosa varanda de onde pode-se observar as atividades no gramado e o horizonte do oceano.



O volume dos quartos de hóspedes se torna o balanço do porte-cochère, sustentado por estrutura metálica treliçada.


A escolha do forro com tom de madeira mais claro criou um interessante contraste com os brises da fachada, em tons mais escuros. Além disso, duplos beirais conferem maior proteção a intempéries, enquanto um cuidadoso paisagismo cria áreas de preservação de árvores antigas no terreno.



Móveis assinados, peças de design e obras de arte compõem a decoração, com curadoria cuidadosa do escritório em conjunto dos clientes.


