Residência BGM
Bragança Paulista, SP
FICHA TÉCNICA
- Área do terreno
- 10170 m2
- Área construída
- 2502 m2
- Conclusão
- 2023
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Siniauskas, Pedro Henrique Ramos, Pedro Junqueira, Andrea Mendonça, Marina Camison, Thauan Miquelin, Marina Budib, Raissa Simão, Leticia Hirata, Gleice Sangregorio
- Design de interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Magu Marinelli, Eloisa Quadros, Henrique Bregantim, Thais Madeu, Luiz Santini, Amanda Bernacci, Paulo Vieira
- Paisagismo
- Cenário
- Iluminação
- Maneco Quinderé
- Estrutura
- Leão e Associados
- Fotos
- Fernando Guerra (FG + SG)
No interior de São Paulo, em um terreno em declive, um extenso gramado é abraçado por três volumes delicadamente posicionados ao seu redor. No horizonte, uma cadeia montanhosa e um campo de golfe enquadram a vista, que pode ser apreciada de uma generosa varanda protegida por longos beirais.
O projeto da Residência BGM foi pensado a partir de núcleos programáticos, o que por sua vez também definiu a sua volumetria. Era importante que essa separação fosse traduzida arquitetonicamente de forma fluida, preservando caminhos e circulações.
Os volumes que compõem a casa, portanto, se distribuem radialmente a partir do volume social, que conta com sala de estar e jantar (conectadas por um frondoso jardim interno), cozinha e uma extensa varanda que se abre para o gramado, coberta pelo balanço de um grande beiral.
Passarelas cuidadosamente posicionadas se estendem a partir das extremidades do núcleo principal e fazem a conexão com os volumes íntimos, numa transição marcada por pequenos e agradáveis jardins, que aqui funcionam como espaços de respiro no percurso.
No volume esquerdo, estão localizados a sala íntima e as suítes principais, enquanto no volume direito estão as suítes de hóspedes.
O encontro dos telhados, em diferentes ângulos, proporciona interessantes sobreposições visuais.
Ambos os volumes são contornados por pilares metálicos, que por sua vez também funcionam como brises. Um sistema de painéis vazados de madeira ecológica faz a conexão dos quartos com o gramado.
Uma das prioridades do projeto era criar a sensação de uma casa térrea que fosse um espaço de calmaria, com sua grande sala que se abre para o horizonte. Por isso, escolhemos alocar no pavimento inferior o programa de lazer, com um estar gourmet, piscina, beach tennis, academia, spa e sala das crianças. Nesse pavimento também estão localizados garagem, cujo acesso é dado por um desnível lateral na fachada principal, e área de serviço.
Obras de arte, mobiliário assinado e peças de design foram cuidadosamente selecionadas para compor o projeto, com olhar criterioso da nossa equipe em conjunto com os clientes.