Guarujá, SP

Guarujá, SP

FICHA TÉCNICA

Área do terreno
1793 m2
Área construída
906 m2
Conclusão
2025

PROJETO

Arquitetura
Jacobsen
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Christian Rojas, Marcela Siniauskas, Fernando Lima, Pedro Henrique Ramos, Pedro Junqueira, Alberto Gonçalves, Eduardo Aparício, Fabio Fridman, Felipe Bueno, Igor Pratis, Raíssa Simão, Giovanna Federico, Victor Hertel
Design de interiores
Jacobsen
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Magu Marinelli, Ananda Nunes, Isabel Boccalini, Camila Attux, Tayna Oliveira
Paisagismo
Rodrigo Oliveira
Iluminação
Lightworks
Estrutura
Projen e ITA
Fotos
Fernando Guerra
default

Localizada no Guarujá, em São Paulo, em um terreno de forte declive com vista para o mar e o horizonte, a Residência ES foi concebida a partir de uma relação sensível com a natureza abundante ao redor. O projeto nasce da conexão afetiva dos clientes ao terreno e do desejo de criar uma casa informal, convidativa e profundamente integrada à paisagem.

A implantação se desenvolve de forma escalonada, em níveis, acompanhando o relevo acentuado e atendendo às condicionantes legais, programáticas e ao desejo do jovem casal. A arquitetura busca se encaixar na mata existente, minimizando interferências e preservando ao máximo a vegetação. Para reforçar essa intenção, novas árvores foram plantadas, ajudando a camuflar a casa na paisagem.

default
default

O acesso acontece pelo nível da rua, onde a cobertura recebe o visitante em um jardim com fire pit e deck em madeira ecológica. A partir daí, a casa se revela gradualmente. O primeiro lance de escadas conduz a um jardim com espelho d’água e pedriscos, que marca a chegada ao mezanino do pé-direito duplo da sala. Nesse nível está a sala íntima, que pode permanecer integrada ou isolada através de painéis de madeira, sempre com a vista como protagonista.

default
5
6
7

No nível abaixo, encontra-se a área social principal, composta por sala de estar, jantar e área gourmet, organizadas em um espaço contínuo e aberto para o horizonte do mar. O pé-direito duplo e a cobertura em MLC intensificam a sensação de amplitude, enquanto grandes painéis de vidro garantem transparência e conexão com a paisagem. Um jardim interno atua como elemento de transição, separando estar e jantar e reforçando a relação entre interior e exterior. A sala se abre também para a piscina e para a mata, criando um ambiente protegido e acolhedor.

8
9
default

O pavimento inferior abriga os quartos, implantados no nível das copas das árvores. Ao longo da circulação, em lugares estrategicamente pensados, distribuímos obras de arte, criando um circuito agradável e com muita proximidade da vegetação, reforçando a atmosfera de refugio e integração com a natureza.

11
12
13

Ainda mais abaixo, no nível do deck, está a área dedicada à contemplação e ao relaxamento, com sauna, jacuzzi e espaços para meditação, considerada pelos clientes como o ambiente mais especial da casa. Forros e pisos de madeira, além do uso pontual de pedra ao longo da escada, criam uma ambiência acolhedora e silenciosa.

A solução estrutural foi um dos grandes desafios do projeto. A casa se apoia em uma estrutura tipo “pé de galinha”, que sustenta a projeção do volume principal em apenas dois pontos, reduzindo o contato com o solo, interferindo o mínimo possível na mata e preservando a vista para o mar e o horizonte. A residência parece, assim, suspensa na paisagem.

14
15

As materialidades reforçam a unidade do projeto ao longo de todos os níveis. Materiais naturais como pedra de mão, madeira freijó e pisos de pedra cuidadosamente garimpados se repetem, criando continuidade visual e tátil. As paredes, em sua maioria, recebem texturas e tons mais quentes e terrosos, garantindo coesão e identidade ao conjunto. No mobiliário, destaque para peças de Jean Gillon, Etel Carmona e Baba Vacaro. Nas obras de arte cuidadosamente escolhidas em conjunto com os clientes, nomes como Burle Marx, José Patrício, Marcos Amato e Raul Mourão.

16
17

Resultado de um processo criativo marcado pela liberdade concedida pelos clientes e por uma engenharia complexa, a Residência ES se apresenta como uma casa leve, integrada à natureza e pensada para receber, conviver e contemplar, mantendo sempre a vista e a paisagem como elementos centrais do projeto.

18
ES PLANS