Residência JCP
São Paulo, SP, Brasil
FICHA TÉCNICA
- Área do terreno
- 1339 m2
- Área construída
- 905 m2
- Conclusão
- 2022
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Fernanda Maeda, Thauan Miquelin, Bárbara Campelo, Thays Colli, Raíssa Simão
- Projeto de Interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Ananda Nunes, Thammy Nozaki, Erika Ruther
- Paisagismo
- Cenário
- Iluminação
- Foco
- Fotos
- Pedro Kok
Localizada em um nobre bairro residencial da cidade de São Paulo, a Residência JCP se assemelha mais a uma casa de campo que uma casa urbana, com seu jardim repleto de árvores, sua piscina que se estende pelo gramado e sua vista pra o céu azul.
Se aproveitando de parte da ocupação de uma casa antiga, optamos por uma implantação em L para valorizar o espaço do terreno. Isso nos permitiu não apenas criar privacidade em relação aos vizinhos, como também preservar as árvores que já existiam no jardim. Além disso, elevamos a casa no terreno, afastando-a da rua e criando uma sensação de casa térrea, apesar dos dois pavimentos.
O acesso principal se dá pelo nível inferior, onde um longo corredor de plantas recebe e guia o visitante até uma escada que leva ao pavimento da casa.
Dois grandes volumes perpendiculares formam o corpo da residência, que abraça o jardim protegido pelas copas das árvores. O primeiro volume se integra completamente à área externa, com grandes painéis de vidro que permitem uma troca visual entre o interior e o exterior.
Ali se localizam as áreas sociais, com sala de estar, jantar e área gourmet. Longos beirais revestidos de madeira marcam a transição entre a área coberta e o jardim.
No segundo volume se encontram as áreas íntimas, com as suítes do casal, dos dois filhos e o home theater.
Sua fachada é coberta por brises, protegendo os quartos da incidência solar e criando privacidade em relação à área externa, além de permitirem a livre circulação de vento.
Os dois volumes se transpassam no encontro, e essa marcação se dá visualmente por uma delicada sobreposição dos telhados, ocasionada pela diferença das alturas, com o pé direito da área social mais alto que o da área íntima.
Ainda nesse pavimento, estão a cozinha e área de serviço.
Abaixo da piscina, no pavimento inferior, está localizada a sauna, acessada por uma escada lateral.
Seu volume revestido de pedra completa a materialidade da casa, juntamente com a madeira e o zinco da residência principal.