Residência JE

São Paulo

Ficha Técnica

Área Total
2.452,60m²
Área Construída
2.252,60m²
Conclusão
2016

Projeto

Escritório
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Veridiana Ruzzante, Christian Rojas, Jaime Cunha Jr, Henrique Vetro, Rodrigo Oliveira
Interiores
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Tatiana Kamogawa, Caroline Oliveira, Mariana Ferretti
Fotos
Léo Finotti

A ideia que norteou o projeto desde o desenho de implantação, passando pelo conceito estrutural e sistemas de aberturas até a escolha dos acabamentos foi o protagonismo das 4 Sibipirunas de mais de 30 metros de altura e mais de 20 metros de copa localizadas na parte da frente do terreno.

A casa foi posicionada de forma a ficar o mais distante das árvores, de forma que pudéssemos ter amplitude para a vista das copas de praticamente todos os ambientes internos dos 2 níveis principais da casa. Assim também criamos um jardim denso para a área social e um amplo acesso para a entrada da casa e para a garagem no subsolo.

Materialmente, usamos horizontalidade e transparência para neutralizar a arquitetura em relação à natureza que circunda a casa. O projeto estrutural propõe planos horizontais apertados em equilíbrio e os fechamentos, em sua maioria, consistem em grandes painéis de vidro.

Espacialmente, propomos uma constante interação do interior e do exterior a medida que trazemos luz e elementos naturais para a arquitetura. Essa intensão se traduz em escolhas projetuais como a grande clarabóia no hall de entrada, o pé-direito duplo na sala de estar, persianas externas na fachada do pavimento superior e a cobertura ajardinada sobre a varanda.

Share:

Próximo projeto Residência RMA