Porto Feliz

Porto Feliz

FICHA TÉCNICA

Área do terreno
5632 m2
Área construída
1400 m2
Conclusão
2024

PROJETO

Arquitetura
Jacobsen
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marina Budib, Victor Gonçalves, Fernanda Marchesan, Francine Azevedo, Poliana Almeida
Design de interiores
Jacobsen
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Magu Marinelli, Décio Araujo, Isis Lódo, Luiz Santini, Manuela Porto, Fernanda Barbara, Carolina Freitas, Luciana Ribeiro
Paisagismo
Maria João
Iluminação
Lightworks
Estrutura
Projen
Fotos
Maíra Acayaba

Localizada no interior de São Paulo, a Residência PD foi concebida a partir da ideia de recolhimento, encontrando no pátio central o seu principal eixo de organização e contemplação.

O acesso se dá por um porte-cochère integrado ao desenho da cobertura. Ao atravessar a porta de vidro da entrada, o olhar percorre todo o eixo da casa, reforçando a clareza do partido arquitetônico.

2

Desenvolvida em um pavimento, a residência se estrutura em torno de um pátio interno, onde a inspiração no conceito japonês do engawa cria um espaço que é, ao mesmo tempo, interior e exterior. Circulações contornam o jardim central e conectam os diferentes núcleos do programa: à direita estão cozinha e serviços; à esquerda, a ala íntima com suítes; além do pátio, a área social com estar, jantar e varanda gourmet.

3
4
5

A sala de estar, com pé-direito mais alto, se abre em duas direções: para o pátio interno e para o jardim com piscina, reforçando a fluidez espacial e aproveitando a melhor orientação solar. A varanda gourmet, voltada diretamente para a água, convida à convivência ao ar livre.

7
6
8

A circulação dos quartos, que se abrem para o jardim central, acontece em nível ligeiramente mais baixo, protegida por brises. O telhado solto em relação aos volumes principais cria leveza e destaca os beirais, que funcionam como transição entre a construção e os jardins.

9
10
11

Uma bandeja ajardinada no perímetro da casa reforça essa ideia, atuando como buffer natural entre a arquitetura e o terreno. A estrutura mista, com cobertura metálica e fechamentos em concreto, permitiu uma obra precisa e de execução ágil. O resultado é uma casa silenciosa, onde pátio, jardins e interiores coexistem em equilíbrio em um espaço profundamente voltado para si.

12
13
R00A PCD – IMPLANTAÇÃO
R00A – PCD- TÉRREO