Residência SW
Porto Feliz
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 7.940,00 m²
- Área construída
- 1.250,00 m²
- Conclusão
- 2013
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Jaime Cunha Junior, Aline Bianca de Almeida, Henrique Carvalho
- Interiores
- Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)
- Iluminação
- Lightworks
- Paisagismo
- Gil Fialho
- Fotos
- Leonardo Finotti
Esta casa, situada em Porto Feliz foi projetada para uma família passar seus finais de semana fora da cidade de São Paulo.
Primeiramente trabalhamos o relevo natural do terreno com um muro de pedras longitudinal de 3 metros de altura como marco topográfico, dividindo o lote em dois níveis planos de jardim. O nível mais alto, próximo à rua, é por onde se dá o acesso. O mais baixo, com vista para um lago, abriga a parte de lazer da casa.
O objetivo da nossa implantação foi criar uma casa térrea do ponto de vista da rua, mas que na medida em que a construção avançasse com relação ao muro de pedras, um espaço em pilotis se formaria no nível inferior.
O espaço em pilotis formado comporta varandas e toda a área social, delimitada apenas por esquadrias de correr em vidro. No pavimento superior, além do acesso e das áreas de serviço que ficam voltadas para a rua, estão os quartos da família e de hospedes, todos com vista para o lago. As áreas de lazer, como sala de crianças, cinema, sauna e spa encontram-se dentro do muro de pedras, abaixo do pavimento de acesso, diminuindo-se assim a massa construída. A conexão desses cômodos “embutidos” com o jardim é feita através da piscina.
Uma cobertura/ pérgula em módulos quadrados de madeira laminada conecta os volumes do nível superior, criando nos vazios entre eles a garagem, o hall de acesso e um jardim interno, além de proporcionar beirais para a construção.
Uma jardineira em aço corten envolve quase todo o pavimento superior, promovendo mais privacidade aos quartos, além de aumentar o sombreamento do pavimento inferior.