Residência ZM
Itacaré, BA
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 889,16 m²
- Área construída
- 500,00 m²
- Conclusão
- 2006
Projeto
- Arquitetura
- Bernardes + Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Adriana Dias, Gabriel Bocchile, Ingrid Gebera
- Interiores
- Bernardes + Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)
- Equipe
- Fernanda Riotto, Tatiana Kamogawa, Veridiana Ruzzante
- Iluminação
- Lightworks
- Paisagismo
- Boná Agropecuária, Cida Cutait
- Fotos
- MCA Estudio
Localizada entre a mata atlântica exuberante ao fundo, e o mar de Itacaré à frente, esta casa se organiza em dois blocos, que se acomodam em níveis diferentes num terreno íngreme. Esta foi a maneira encontrada para aproveitarmos a vista do mar e estabelecermos um grande terraço no pavimento superior.
O acesso se dá pela lateral do volume inferior, um bloco mais pesado, em alvenaria e concreto, que abriga a parte íntima da casa. Logo na entrada porém, uma escada de 4m de largura se impõe, convidando quem chega a subir e explorar o andar de cima.
Com uma cobertura em madeira e três faces transparentes, o pavimento superior reúne sala de estar, terraço e cozinha (único espaço fechado por alvenaria) num ambiente único. O mesmo deck que forra o piso da sala de estar se estende ao amplo terraço.
O visual leve deste bloco se deve muito à estrutura de aço delgada. As poucas vigas aparentes, coincidem com os caixilhos das portas de correr e praticamente desaparecem.
Instalados no pavimento térreo, os quartos também oferecem uma bela vista do mar. O beiral que protege estes ambientes da chuva e do sol é a mesma laje de concreto que forma o banco, revestido em ripas de madeira, do terraço no pavimento superior.
Para a execução do projeto, pesquisamos bons fornecedores locais e indicamos empresas de fora quando achamos necessário.