TIM Festival 2007

Marina da Glória, RJ

Ficha técnica

Conclusão
2007

Projeto

Arquitetura
Bernardes + Jacobsen Arquitetura

O projeto utilizou um cenário deslumbrante da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, para a construção de uma exposição temporária para o evento. Com a disposição de containers de navio sobrepostos uns aos outros, a proposta era criar um ambiente irreverente e chamativo para o festival de música, alojando bandas de rock, jazz e música eletrônica num só mesmo lugar.

Mais de 250 containers, com 12 metros de comprimento cada, foram instalados em uma semana, basicamente dispostos em forma de uma grande parede. Alguns foram destinados para banheiros, bares e outros foram utilizados como portais de entrada, sinalizando o acesso para as entradas e saídas dos palcos do evento. O restante da imensa parede de containers foi selecionada pela cor, nacionalidade e seu aspecto desgastado.

A parede, cuja forma de uma grande e sinuosa curva, e aberta para o mar, escondia com sua parte mais alta os 15 metros de altura das tendas usadas para os shows.

O simples esquema de sobreposição permitiu diferentes usos e necessidades em toda a dimensão do projeto e inclusive, nos espaços livres entre os containers. Estes vazios eram usados para a realização de vídeo projeções e utilizados como palcos para performances em diferentes níveis. Outras aberturas foram deixadas vazias, permitindo aos visitantes uma bela contemplação da paisagem, rodeada por montanhas.

Mesmo com uma série de elementos desencorajadores como um orçamento muito limitado, de baixo custo e de rápida construção, os arquitetos foram atraídos por um terreno na ponta do Aterro do Flamengo, de Roberto Burle Marx, que proporcionava uma vista para a baía de Guanabara e para o símbolo do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor.

As instalações foram montadas no dia 16 de setembro e removidas no dia 18 de novembro e o evento recebeu mais de 23 000 pessoas durante as duas noites de shows.

Share:

Próximo projeto Agência de Publicidade MPM