Apartamento MAT
São Paulo, SP, Brasil
FICHA TÉCNICA
- Área
- 500 m2
- Conclusão do projeto
- 2020
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Siniauskas, Pedro Ramos, Marcela Guerreiro, Marina Budib, Paula Miele, Maria Caporale, Lucas Cunha
- Paisagismo
- Rodrigo Oliveira
- Iluminação
- Maneco Quinderé
- Fotos
- Fran Parente
Localizado em São Paulo, o Apartamento MAT tem uma vista privilegiada da cidade. Com 500 m2 e uma planta circular, esse projeto buscou uma maior integração entre os espaços compartilhados, onde vivem um casal e seus 3 filhos.
O grande desafio do projeto foi encontrar a melhor maneira de trabalhar com o seu baixo pé direito. Uma das soluções foi priorizar o branco como a cor principal do apartamento, com variações para tons claros e madeira, ampliando o espaço visualmente. Além disso, foram utilizados alguns recortes no teto, contornando as vigas, o que nos proporcionou um pé direito mais alto em pontos estratégicos.
Na ampla área comum, estão a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. O estar é dividido por um bloco branco que separa uma área mais íntima, com home theater e lareira, de uma área mais social, onde um sofá-ilha é a peça central.
A sala de jantar e a cozinha são completamente integradas entre si e visualmente conectadas ao estar. Um escritório, ao lado da sala de jantar, é envolvido por um fechamento de madeira que o separa visualmente do restante do espaço.
Na sala íntima, o sofá é uma variação do design da PAPIR, coleção com peças desenhadas exclusivamente para os nossos projetos.
Uma longa jardineira envolve todo o perímetro da varanda, como forma de aumentar a sensação de se estar em uma casa. Um longo banco de granito acompanha o caminho da jardineira, pelo lado de dentro, com diferentes possíveis funções: apoio para objetos de decoração, mobiliário ou mesmo para descanso. Em função do recuo proporcionado pela jardineira, foi possível usar novas e grandes esquadrias, com caixilhos diferentes daqueles obrigatórios pelo prédio.
Na decoração, foi usado o mínimo de tapetes, além da escolha cuidadosa de tecidos para o mobiliário. Spots de iluminação especiais foram instalados para valorizar as obras de arte.
Na área íntima, estão localizadas a suíte master do casal e as suítes dos três filhos.
No hall de entrada, foram instalados brises de madeira com aberturas translúcidas, solução que possibilitou uma separação visual entre a área de serviço e a sala, além do aproveitamento da luz vinda dos fundos.