Residência DE
Saint Niklaas, Belgium
FICHA TÉCNICA
- Área do terreno
- 20.734 m²
- Área Construída
- 660 m²
- Conclusão do projeto
- 2022
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Francisco Rugeroni, Thauan Miquelin, Lucila Dib, Vinicius Prearo, Fernando Afonso, Gustavo Borges
- Design de interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Nathália Valente, Carolina Vassalo
- Paisagismo
- Wirtz International
- Iluminação
- Ilumination
- Estrutura
- Mountoun
- Construção
- Bram Maes
- Fotos
- Fernando Guerra (FG+SG)
Tomando como partido a conexão com o lago que fica imediatamente próximo à casa, esse projeto de reforma de uma antiga residência da família buscou a integração do espaço construído com a natureza ao redor.
Localizada em um terreno amplo sem vizinhos próximos e com uma densa floresta à sua volta, o jovem casal e seus filhos têm privacidade total.
Por uma questão de legislação local, boa parte das paredes na fachada tiveram que ser mantidas em relação ao projeto original, cujos antigos telhados criavam uma volumetria que tendia à verticalização. Dessa forma, com o uso das nossas coberturas finas e beirais, horizontalizamos a casa, tornando-a visualmente mais leve em sua relação com o terreno.
Um extenso gramado recebe o visitante que chega na casa. Ao entrar pelo pavimento térreo, ele é recebido por uma escada que atravessa os três andares da residência, banhada pela luz de uma claraboia.
Na sala de estar, um pé direito duplo se abre para o outro lado do terreno, onde um grande lago se torna a vista principal. A luz do sol se espalha por todo o estar, cozinha e sala de jantar.
Subindo as escadas, localizadas na parede atrás da lareira, chega-se a um mezanino que funciona como uma sala de música, com um grande piano, violões e uma extensa coleção de vinis. Desse ponto, pode-se tanto observar a sala abaixo como ter uma visão privilegiada da extensão do lago, através de grandes painéis de vidro na fachada do pavimento superior.
As laterais do mezanino dão acesso às áreas íntimas: de um lado, a suíte master e um closet; do outro, o quarto de um dos filhos do casal. Os quartos dos outros dois filhos ficam localizados no pavimento térreo.
Descendo as escadas até o subsolo, pode-se encontrar a área de serviço, com a lavanderia, a garagem e o mudroom, além de um escritório e um espaço para a prática de yoga.
A casa funciona como uma transição entre o gramado e o lago, por isso foram escolhidos materiais que reforçassem essa conexão com a natureza ao redor, como o uso da madeira e pedras fornecidas localmente, e ao mesmo tempo o uso de grandes aberturas para a maior entrada de luz natural e máxima continuidade visual possível entre o espaço interno e externo.
Todo o projeto de interiores, com marcenaria e layout, e o projeto de decoração, com a escolha de mobiliários vintage e elementos de design local, foram assinados pelo escritório, resultando em uma mescla da nossa estética tropical com a essência de uma residência belga.