Residência RT
Paraty
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 1.000,00 m²
- Área construída
- 470,00 m²
- Conclusão
- 2014
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Christian Rojas, Jaime Cunha Junior, Veridiana Ruzzante
- Interiores
- Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)
- Equipe
- Caroline de Oliveira, Heloísa Zarpelon, Isabel Benoliel
- Iluminação
- Lightworks
- Fotos
- Pedro Kok
O objetivo conceitual desse projeto foi desenvolver uma casa de 2 pavimentos que visualmente parecesse térrea. Pra isso, elevamos 1,5m a cota principal da casa, gerando um pavimento inferior, meio nível enterrado, mas ainda assim com iluminação e ventilação natural. Neste andar locamos todas as áreas de serviço e de lazer, tais como home theater, sala de ginástica e sauna. No pavimento de acesso as áreas sociais e íntimas foram distribuídas em dois volumes retangulares de proporções similares. Os volumes foram dispostos paralelamente, porém deslocados. Os blocos foram unidos por uma cobertura que forma também o beiral, gerando um espaço de circulação que apesar de fechado parece externo. A sala de estar volta a tocar o nível do terreno e, portanto possui um pé direto mais alto. Junto à rua a construção se solta do solo, já que nesse ponto não existe andar inferior.
Apesar da obrigatoriedade do uso de telhado inclinado e telhas cerâmicas, a casa parece ter cobertura plana, já que externamente só é possível enxergar o beiral de madeira e vidro. A mínima inclinação que criamos só é visível do interior. A piscina triangular teve sua forma determinada pelos limites da construção.
Em termos estruturais, utilizamos concreto armado para as fundações e para o pavimento semi-enterrado, colunas e vigas metálicas para o andar principal e estrutura em madeira para a cobertura.
Os acabamentos principais são madeira carbonizada e mármore Travertino.