Somos um escritório de Arquitetura e Interiores que nasceu no Rio de Janeiro, e possui como premissa essencial a busca por projetos que proponham intensa integração entre o ambiente construído e seu contexto natural.

A potencial relação estabelecida entre o projeto de arquitetura e a natureza exuberante das paisagens cariocas contribuiu para o desenvolvimento do conceito de arquitetura tropical , buscando a criação de linguagem estética contemporânea, a partir de diálogo intenso estabelecido com arquitetura de raízes coloniais e indígenas, sob influência do modernismo.

A proximidade com o território, a interpretação do contexto e o uso de materiais naturais são elementos explorados por nossos projetos, sempre comprometidos com as intenções e desejos de nossos clientes.

SP_08
SP_02

O legado de quarenta e cinco anos de Paulo Jacobsen, associado à experiência profissional internacional de Bernardo, na Europa e no Japão, contribuíram para a expansão das atividades da Jacobsen Arquitetura ao redor do mundo. Com escritórios sediados, também, em São Paulo e Lisboa, desenvolvemos projetos de Arquitetura e Interiores em âmbito global. O diversificado conjunto de projetos – realizados nas Américas, Europa, Ásia e Oceania – sugere a reflexão e o enfrentamento de programas arquitetônicos de diferentes naturezas, incluindo residências, hotéis, edifícios e museus.

citation

“A arquitetura deve estar intimamente relacionada à personalidade e modo de vida do cliente, em plena harmonia com o entorno de forma atemporal. A ideia é que a arquitetura desapareça na paisagem.”

Paulo Jacobsen

A questão da autoria, desenvolvida integralmente por nossos sócios, é fundamental na concepção de nossos projetos. A noção de arquitetura tropical, a busca pela adaptação do edifício às condições ambientais do local, a integração entre espaços exteriores e interiores, assim como a experimentação de tecnologias de vanguarda, podem ser considerados os elementos principais que norteiam nosso raciocínio projetual. Por meio do objeto arquitetônico, elaboramos espacialmente conceitos como fluidez, transparência, luminosidade e leveza estrutural, tendo em vista a busca pelo verdadeiro conceito de sustentabilidade .

Em 2013, ampliamos nossa reflexão sobre o projeto de espaços públicos, a partir do projeto concebido para o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR-RJ). Após sua conclusão, o MAR-RJ foi escolhido como um dos 100 projetos mais importantes do ano, pela publicação Architecture Now . O museu, inclusive, foi premiado pelo Architizer A+Awards, Public Choice, na categoria “museu” (2014); recebeu o selo LEED – Green Building Council, na categoria Silver (2014) e foi selecionado para a Bienal de Arquitectura de Buenos Aires (2017 ).

SP_09

Equipe

Paulo Jacobsen

Paulo Jacobsen

Arquiteto sócio

Paulo Jacobsen, nasceu em 1954 no Rio de Janeiro, estudou fotografia em Londres antes de se graduar em Arquitetura e Urbanismo. Iniciou a vida profissional ao lado de Claudio Bernardes, projetando casas de alto padrão em Ilhas da Costa da Esmeralda no litoral do Rio, hoje compartilha a assinatura dos projetos com seu filho Bernardo Jacobsen. Foi eleito um dos 100 arquitetos mais importante do mundo pela revista Architectural Digest, em 2001, um dos designers mais influentes do mundo pela revista Wallpaper em 2011 e escolhido Carioca do Ano pela revista Veja em 2013.

Bernardo Jacobsen

Bernardo Jacobsen

Arquiteto sócio

Carioca, trouxe sua experiência internacional para o escritório. Após a formação em Arquitetura e Urbanismo trabalhou nos escritórios de Christian de Portzamparc em Paris e de Shigeru Ban no Japão, desenvolvendo projetos como a Cidade das Artes no Rio de Janeiro e o Centre Pompidou em Metz. Em 2013, Bernardo foi convidado a participar da exposição New Nine-Emerging Architecture from Brazil, realizada no Museu Alemão de Arquitetura em Frankfurt. Em 2018, ambos ministraram uma palestra na SFA- Société Française des Architectes.

Edgar Murata

Edgar Murata

Arquiteto sócio

Nasceu em 1980 em São Paulo, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde 2004 atua intimamente na concepção dos projetos ao lado de Paulo Jacobsen. A partir de 2012, agora como sócio da Jacobsen Arquitetura, vem compartilhando a criação dos projetos ao lado de Paulo e Bernardo, sendo também responsável por liderar e transmitir a identidade arquitetônica junto a equipe de arquitetos. Traz consigo forte influência da cultura japonesa na produção arquitetônica do escritório.

Christian Rojas

Christian Rojas

Coordenador de Projetos

Eduardo Apolinário

Eduardo Apolinário

Controller

Fernanda Maeda

Fernanda Maeda

Coordenadora de Projetos

Jinny Yim

Jinny Yim

Coordenadora de Projetos

Francisco Rugeroni

Francisco Rugeroni

Coordenador de Projetos

Marcela Guerreiro

Marcela Guerreiro

Coordenadora de Interiores

Marcelo Vessoni

Marcelo Vessoni

Coordenador Geral

Pedro Ramos

Pedro Ramos

Coordenador de projeto

Victor Gonçalves

Victor Gonçalves

Coordenador de projeto

Prêmios

2018
Palestra na Société Française des Architectes em Paris com o tema: Uma visão do paraíso
2015
Participação na bienal da argentina
2015
Exposição casa cidade mundo – centro de arte hélio oiticica – rio de janeiro
2014
Vencedor do prêmio architizer a+ awards 2014 – categoria museu, voto popular (museu de arte do rio)
2013
Nove novos (neun neue) – emerging architects from brazil. frankfurt
2013
Prêmio veja rio: paulo jacobsen é eleito o carioca do ano, categoria arquitetura
2011
Wallpaper: “bernardes & jacobsen” são eleitos uma das 100 pessoas mais influentes do mundo
2011
Prêmio globo talentos
2010
Bernardes & jacobsen são premiados na bienal internacional de arquitetura em são paulo
2009
Bernardes & jacobsen são premiados pelo instituto de arquitetos do brasil (iab) com 2 projetos residenciais
2009
Projeto do museu de arte do rio (mar)
2008
Segundo colocado na concorrência do museu da imagem e do som (mis) no rio de janeiro
2006
Bernardes & jacobsen participam da exposição "encore moderne" em paris
2002
Architecture digest (ad) : claudio bernardes & jacobsen são eleitos um dos 100 arquitetos mais importantes do mundo