Apartamento MEC
São Paulo, SP, Brasil
FICHA TÉCNICA
- Área
- 550 m²
- Conclusão
- 2020
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Francisco Rugeroni, Marcela Siniauskas, Fernanda Maeda, Marcela Guerreiro, Luiz Martinelli, Marina Budib, Victor Gonçalves, Maria Angélica Caporale, Paula Miele, Lucas Cunha, Mariana Leme, Amanda Leal, Gabriela Magano, Carolina Carrieri
- Projeto de interiores
- Marina Linhares
- Paisagismo
- Rodrigo Oliveira
- Iluminação
- Mingrone Iluminação
- Construtora
- P&P Engenharia
- Fotos
- Fran Parente
Os painéis pivotantes de madeira são os grandes protagonistas do projeto de arquitetura do Apartamento MEC. Eles podem tanto integrar quanto separar completamente os ambientes da ampla área social, que inclui home theater, estar, jantar e um espaço gourmet, além da varanda.
Esses elementos foram desenvolvidos a partir de um minucioso estudo junto ao fornecedor, com uso de ferragens especiais, protótipos e testes que viabilizassem o projeto tanto no sentido estético, quanto no funcional, bloqueando som e isolando completamente cada cômodo. Para trazer praticidade para os moradores, eles possuem um sistema que pivota e corre por meio de trilhos muito discretos.
Um dos principais desejos dos clientes era ter a sensação de estar em uma casa, e eles contam que em um dos primeiros encontros com Paulo Jacobsen para avaliar o que poderia ser feito em termos de projeto, tiveram a certeza de que ele traria essa característica ao apartamento.
Para ampliar ainda mais a área social e a integração dos espaços, o que originalmente era delimitado como varanda, foi incorporado como área interna. As jardineiras foram posicionadas no perímetro para esconder o guarda-corpo, dar mais privacidade perante os edifícios do entorno e ainda para conferir a tão desejada sensação de casa. Vigas e pilares foram assumidos no projeto e camuflados com painéis de madeira para reforçar a linguagem arquitetônica.
O painel de madeira fixo, que se estende por uma das laterais, carrega a função de acolher as obras de arte da família e de separar a área íntima desse ambiente de convívio. Ele ainda mimetiza o acesso para outros espaços, como a cozinha, o hall de entrada, a chapelaria e o lavabo.
O gourmet ganhou uma ilha com desenho limpo e uma coifa feita sob medida para gerar a menor interferência visual possível. Portas escamoteáveis escondem a bancada com cuba e misturador – tudo para manter o aspecto social da área.
O piso de mármore Travertino Navona e os painéis de Carvalho foram os materiais base para o projeto e viabilizam uma paleta única, que confere ainda mais identidade ao projeto.