Apartamento MER

sao paulo

Ficha Técnica

Área Total
800m²

Projeto

Arquitetura
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Fernanda Maeda, Jinny Yim, Lucas Vieira, Paula Miele
Interiores
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Tatiana Kamogawa, Mariana Ferreti, Thammy Nozaki, Marcela Guerreiro
Luminotécnico
Maneco Quinderé
Paisagismo
Rodrigo Oliveira Paisagismo
Fotografia
Fran Parente

Para esse apartamento de 800m² localizado em São Paulo, trouxemos a nossa experiência em projetos residenciais para dentro de um espaço pré-definido. Queríamos trazer a mesma atmosfera encontrada nas casas para o apartamento: ambientes amplos, porém acolhedores, confortáveis e familiares.

Salas de estar, jantar e home theater, originalmente separadas por pórticos, ganham amplitude com a continuidade do forro ripado em carvalho europeu e do piso em Limestone Baiteg Blue. Forro este, que ultrapassa os limites das áreas sociais e também é percebido na cozinha, circulação íntima, suítes e banho master.

A independência do uso desses ambientes é garantida pelos grandes painéis que ficam escondidos quando abertos.

Outra referência que utilizamos com frequência nos projetos e trouxemos para esse apartamento são os brises, elementos verticais que compõem o fechamento da varanda e das janelas.
Alinhados perfeitamente com as ripas do forro, eles filtram a luz que entra e ao mesmo tempo dão privacidade visual em relação aos prédios vizinhos – muito próximos.
Do mesmo modo as grandes jardineiras compostas por uma vegetação tropical exuberante ocupam todas as varandas e adicionam uma camada extra entre o interior e o exterior do apartamento.

Ao adentrar no apartamento por uma ampla galeria, pode-se observar dois volumes dispostos simetricamente – lavabo e adega, revestidos com painéis de laca branca, que servem como pano de fundo para as obras de arte dos clientes e mobiliário assinado por Oscar Niemeyer . Além disso, ao final desta galeria, no coração da área social, o espelho d’água dá materialidade as esculturas de Arthur Lescher.

Falando em mobiliário, neste projeto temos as duas primeiras peças que desenvolvemos para a nossa primeira coleção, PAPIR”:

“Se apresenta como a primeira coleção de mobiliário
assinada pelo escritório. Levando as formas, linguagem
e a filosofia de sua arquitetura para os móveis.
Assim como remetem à leveza do papel, que dá o nome da coleção.
P A P I R é significado de papel em dinamarquês.”

Por fim, mas não menos importante, a área íntima, composta por suítes para filhas e hóspedes, escritório e a suíte do casal, recebe os mesmos acabamentos da área social, porém com um piso mais quente, em assoalho de carvalho europeu, garantindo uma sofisticação até mesmo na circulação, muitas vezes colocada em segundo plano.

Share:

Próximo projeto Residência ANM