Beach Enclave – North Shore
Turks and Caicos
FICHA TÉCNICA
- ÁREA TOTAL
- 9.400m²
- ÁREA CONSTRUÍDA
- 3.592m²
PROJETO
- ARQUITETURA
- Jacobsen Arquitetura
- EQUIPE
- paulo jacobsen, bernardo jacobsen, edgar murata, marcelo vessoni, francisco rugeroni, felipe bueno, lucila dib, vinícius prearo, brayan godoy, gustavo borges, marcela guerreiro, nicole hanna, carolina de lácquila, fernanda simões, gabriel carvalho, stephanie bergh
- INTERIORES
- Jacobsen Arquitetura
- Iluminação
- Rodrigo Jardim
- Estrutura
- EDS
- Construção
- Norstar
- Perspectivas
- CP Visual
Localizado nas Ilhas Turks and Caicos, no mar do Caribe, North Shore possui dez casas implantadas em um “cliff” de frente para o mar, conferindo a todas elas uma vista deslumbrante para o oceano. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Beach Enclave e faz parte de um conjunto de resorts privados de luxo.
O residencial é formado por duas linhas de casas paralelas acessadas por uma via central única, que distribui o fluxo para as duas tipologias de residências. As casas da cota mais alta são acessadas pelo pavimento inferior e tem o acesso à praia através do clube de apoio do condomínio. As residências localizadas na cota mais baixa são acessadas pelo pavimento superior e seu acesso à praia se dá por meio de escadas individuais que possuem decks próximos ao nível do mar.
As residências foram concebidas como cubos de diferentes alturas e fragmentados para não se criar ideia de repetição. Portanto, criam um conjunto harmônico, mas não idêntico. O programa das casas está distribuído em quatro suítes, home office, área de lazer e cozinha. A área social é integrada e possui varanda coberta e descoberta e uma piscina com borda infinita.
O concreto é o material utilizado para a construção das casas e sua textura foi pensada para dialogar com o material local do terreno, a rocha calcária. Os cortes feitos na pedra da encosta foram mantidos à mostra, ganhando visibilidade nas laterais das casas, evidenciando a beleza da rocha natural.
Para que todas as casas tivessem uma vista privilegiada para o mar de corais, elas foram implantadas em alinhamento oblíquo e em diferentes níveis, tirando-se partido da declividade do terreno. As fachadas laterais são cegas garantindo a privacidade entre vizinhos. Já as fachadas frontal e posterior têm amplas aberturas e miram respectivamente o oceano e o jardim. Assim conferiu-se a melhor amplitude visual para cada uma das unidades.