Residência JE + Anexo
São Paulo
Ficha Técnica
- Área Total
- 2.452,60m²
- Área Construída
- 2.252,60m²
- Conclusão
- 2016
Projeto
- Escritório
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Veridiana Ruzzante, Christian Rojas, Jaime Cunha Jr, Henrique Vetro, Rodrigo Oliveira
- Interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Tatiana Kamogawa, Caroline Oliveira, Mariana Ferretti
- Fotos
- Leo Finotti
A ideia que norteou o projeto desde o desenho de implantação, passando pelo conceito estrutural e sistemas de aberturas até a escolha dos acabamentos foi o protagonismo das 4 Sibipirunas de mais de 30 metros de altura e mais de 20 metros de copa localizadas na parte da frente do terreno.
A casa foi posicionada de forma a ficar o mais distante das árvores, de forma que pudéssemos ter amplitude para a vista das copas de praticamente todos os ambientes internos dos 2 níveis principais da casa. Assim também criamos um jardim denso para a área social e um amplo acesso para a entrada da casa e para a garagem no subsolo.
Materialmente, usamos horizontalidade e transparência para neutralizar a arquitetura em relação à natureza que circunda a casa. O projeto estrutural propõe planos horizontais apertados em equilíbrio e os fechamentos, em sua maioria, consistem em grandes painéis de vidro.
Espacialmente, propomos uma constante interação do interior e do exterior a medida que trazemos luz e elementos naturais para a arquitetura. Essa intensão se traduz em escolhas projetuais como a grande clarabóia no hall de entrada, o pé-direito duplo na sala de estar, persianas externas na fachada do pavimento superior e a cobertura ajardinada sobre a varanda.
ANEXO
Concebido como a extensão da Residência JE, o anexo foi pensado como um espaço independente da construção principal. Sua função, primordialmente social, é receber amigos e familiares.
Algumas características foram trazidas da casa original para o anexo, cujo terreno foi adicionado posteriormente. Entre elas, os brises e o piso travertino. Os beirais, característicos dos nossos projetos, foram deixados de lado aqui num gesto deliberado: para que a arquitetura não se sobreponha em relação àquela da construção original. As árvores, já existentes no terreno, foram incorporadas ao projeto da área externa.
Os brises de aço corten, distribuídos em uma cadência aleatória, e a transparência dos grandes painéis de vidro ajudam a fachada a se tornar quase invisível. A opção por uma estrutura metálica possibilitou que o anexo fosse construído rapidamente.
O externo e o interno se misturam, com a área da churrasqueira continuando diretamente para a cozinha, projetada para fazer grandes banquetes.
Ao lado, uma longa mesa de jantar faz a transição para o home theater. A decoração é uma mescla de móveis antigos do cliente com mobiliário mais atual escolhido pelo escritório. Ao fundo, um painel de madeira se abre para uma sala de jogos.
Ao lado da mesa de jantar, uma escada leva ao subsolo, onde um grande piano é a peça central de um estúdio. Toda a área de serviço também está localizada nesse pavimento, que se conecta à área de serviço da casa principal através de uma passagem direta.