Residência MH
Guarujá
Ficha Técnica
- Área Total
- 1500,00 m²
- Área Construída
- 730,00 m²
- Conclusão
- 2017
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Francisco Rugeroni, Maya Leal, Rafaella Codato, Gustavo Borges
- Interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe de Interiores
- Tatiana Kamogawa, Mariana Ferretti, Carine Martanetto, Thammy Nozaki, Daniella Gomes, Luiz Santini
- Estrutura Metálica
- João Leão Associados / Engemetal
- Instalações Elétricas , Hidráulicas e Ar condicionado
- Grau Engenharia
- Iluminação
- Lightworks
- Paisagismo
- Cenário
- Painéis Externos
- oficina de marcenaria
- Automação, Áudio e Vídeo
- M High-Tech
- Construção
- Rogério Biral
- Fotos
- Leonardo Finotti
Ao iniciarmos o projeto desta casa de praia no litoral paulista nos deparamos com condicionantes muito claras: terreno em declive acentuado e imerso na mata atlântica, restrições legais para ocupação do lote, modificação da topografia e vegetação natural, além da proximidade com a via de acesso.
O ponto de partida para nossos primeiros desenhos foi conceber uma área plana, ensolarada, aberta e com privacidade para terraço e piscina, que fosse completamente integrada com as áreas sócias e de lazer.
Para isso, criamos um pavimento de embasamento, no nível da rua, formado pelo acesso principal, garagem e todos os dormitórios. A área central deste pavimento é formada por um grande recorte no piso, que integra a circulação das suítes com o terreno em nível inferior, onde dispomos um espelho d’água para refletir a luz natural para o interior da casa.
No nível superior, desenvolvemos uma estrutura em forma de L, leve e aberta para mata, que garante a privacidade em relação à rua, ao mesmo tempo que gera área livre para terraço e piscina, completamente integrados às salas de estar e jantar, cozinha gourmet e Spa. A cobertura inclinada nesse pavimento, demonstra a intensão de criarmos uma dinâmica espacial entre os ambientes, através da variação constante da altura interna, característica de construções tradicionais.
Em função das dificuldades de implantação no terreno e do tempo total de construção, optamos por uma estrutura metálica, que também nos possibilitou grandes vãos com perfis estruturais relativamente delgados. Os poucos materiais de acabamento; madeira carbonizada nas fachadas, granito serrado nos pisos e madeira natural nos forros foram escolhidos pela baixa manutenção, compondo uma paleta de cores e texturas ao mesmo tempo rústica e sofisticada.