Porto Feliz, SP

Porto Feliz, SP

Ficha Técnica

Área do terreno
2.790,74 m²
Área construída
918,14 m²
Conclusão
2010

Projeto

Arquitetura
Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Equipe
Christian Rojas, Daniel Vannucchi, Edgar Murata, Gabriel Bocchile, Jaime Cunha Junior, Ricardo Luna
Interiores
Marina Linhares
Paisagismo
Isabel Duprat
Fotos
Leonardo Finotti
2008_residencia_ml_2
2008_residencia_ml_3
2008_residencia_ml_4
2008_residencia_ml_5
2008_residencia_ml_6
2008_residencia_ml_7
2008_residencia_ml_8

Trata-se de uma casa de fim de semana para um casal com duas filhas pequenas, localizada a uma hora de carro da cidade de São Paulo.

Sua geometria é bastante simples. Em planta baixa, vemos uma sucessão de quadrados, sendo o mais externo deles um beiral, seguido da fachada externa e posteriormente da fachada interna, terminando em outro beiral e formando um jardim dentro do quadrado mais interno. O acesso principal se dá por uma grande porta pivotante na fachada da rua e através dela chegamos à circulação interna, uma espécie de engawa, que acontece ao redor do jardim.

A casa possui portanto duas fachadas, uma voltada para o exterior e a outra voltada para o jardim interno. Esta característica, além de proporcionar maior luminosidade, faz com que todos os acessos internos se deem ao redor desse jardim.

Os quartos estão voltados para o leste e a parte de serviço para o oeste. A parte social esta localizada na fachada norte, voltada para o fundo do terreno e de frente para outro jardim onde fica a piscina. Esta também possui a forma de um quadrado, com as mesmas dimensões e se encontra no mesmo alinhamento do jardim interno da casa. A sala situa-se entre esses dois quadrados. Ao lado do acesso principal, voltado para a fachada sul, fica o home theater.

Com relação à estrutura, optamos por pilares de dimensões menores com ritmos mais marcados que estão localizados nas extremidades da cobertura, afastados do volume dos cômodos.

A casa fica ligeiramente suspensa do solo e sua cobertura solta do volume dos cômodos, com exceção da sala, onde a intenção foi aproveitar ao máximo o pé direito.

As paredes externas, o piso e o teto são todos forrados de madeira e as portas ficam camufladas nesses painéis em ripas, hora vazados, hora fechados, desenhados para se obter o máximo aproveitamento das peças de madeira.

2008_residencia_ml_planta_implantacao
2008_residencia_ml_planta_terreo
2008_residencia_ml_planta_cortes