Residência MRD
Bragança Paulista, SP
FICHA TÉCNICA
- Área do terreno
- 3552 m2
- Área construída
- 1085 m2
- Conclusão
- 2022
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Fernanda Maeda, Victor Gonçalves, Marina Budib, Thauan, Alan Cruciti, Thays Colli, Chayene Cardoso, Fernanda Marchesan, Francine Azevedo
- Design de interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Magu Marinelli, Ananda Nunes, Tayná Oliveira, Vicky Nasser, Henrique Bregantin, Manuela Porto
- Paisagismo
- Rodrigo Oliveira
- Iluminação
- Lightworks
- Estrutura
- Ita e Leão
- Fotos
- Fran Parente
Próximo a uma densa mata tropical e localizado no interior de São Paulo, o projeto da Residência MRD buscou se adaptar a um terreno com diversas variações de níveis através de soluções que valorizassem percursos e vistas para a natureza que o cerca.
Ao chegar pelo acesso da rua, um longo passeio convida o visitante a caminhar por toda a extensão da fachada, acompanhando o paisagismo cuidadosamente posicionado, até a cobertura do porte cochère, gerado por um grande balanço do volume acima. Implantada na cota mais alta e distribuída em 2 níveis, a residência se aproveita da inclinação do terreno para revelar-se progressivamente.
Uma escada em U dá acesso ao andar superior, que aqui funciona como um grande pavimento térreo.
O programa principal da casa se distribui em dois volumes ortogonais, conectados por uma circulação de vidro.
Virando à direita, estão localizadas a sala de jantar e cozinha.
A sala de estar ganha mais pé direito e espacialidade ao ser posicionada em um nível mais baixo.
Ela se estende pela varanda gourmet, gerando uma sensação de amplitude através de grandes painéis de vidro. Uma estrutura de madeira laminada, levemente descolada da cobertura, recobre toda a área social, unificando e compondo visualmente o espaço.
Na varanda gourmet, um painel em madeira ecológica cinza pode ser movido de acordo com a necessidade de proteção à incidência solar.
Esse mesmo material, que simula o tom de madeira queimada, foi escolhido pelos clientes pela sua baixa manutenção e é utilizado no revestimento das fachadas externas da casa. Um banco, que também funciona como guarda-corpo, contorna o balanço do volume social.
À esquerda da escada, no segundo volume, estão localizadas sala íntima e suítes.
Uma circulação dá acesso aos quartos, protegida da rua por brises estrategicamente posicionados para entrada de luz e ar.
Todos os ambientes se abrem visualmente para a piscina e para a natureza ao redor, protegidos por painéis de madeira.
Contornando o volume íntimo pelo declive, é possível acessar um ateliê, protegido pelo balanço da suíte master e feito sob medida para a cliente.
As áreas de serviço e o spa estão localizadas no nível inferior, cuja materialidade procura se disfarçar nas diferenças de nível do terreno. Por isso, toda a estrutura desse pavimento é feita de concreto, em contraste com a estrutura mista do pavimento térreo. A escolha de pilares metálicos no volume social nos permitiu posicioná-los nas extremidades dos beirais, tornando assim os fechamentos independentes e possibilitando recuar os cômodos, criando áreas de sombra.
Móveis assinados e obras de arte compõem a decoração do projeto com cuidadosa curadoria da nossa equipe, com nomes como Adolfo Estrada, Artur Lescher, Etel Carmona e Sergio Rodrigues, além de peças autorais do escritório.