Porto Feliz, SP

Porto Feliz, SP

FICHA TÉCNICA

Área do terreno
3196 m2
Área construída
762 m2
Conclusão
2021

PROJETO

Arquitetura
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Christian Rojas, Pedro Henrique Ramos, Victor Gonçalves, Jinny Yim, Lucila Dib, Felipe Kilaris, Lucas Cunha, Marina Nunes
Design de interiores
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Tatiana Kamogawa, Ananda Nunes, Mariana Ferreti, Gabriela Magano, Carolina Carrieri, Magu Marinelli, Luiz Santini
Paisagismo
Cenário Paisagismo (projeto) e Fabiola Cali (execução)
Iluminação
Lightworks
Estrutura
Leão e Associados
Fotos
Maíra Acayaba

Localizada no interior de São Paulo às margens de um grande lago, o projeto da Residência RV buscou evidenciar a conexão com a natureza que a cerca através da sua escolha de materiais. Madeira e pedra, aplicadas de diferentes formas, compõem esse refúgio da cidade para uma jovem família em meio a uma área de preservação ambiental.

1

O acesso principal se dá no nível da rua, onde uma longa cobertura de madeira laminada recebe o visitante. É essa mesma cobertura que guia o percurso até o interior da casa.

2

Por ser uma casa térrea, o projeto foi pensado a partir de dois eixos perpendiculares. O primeiro, que contém a área social, é formado pela sala de estar, jantar e área gourmet.

3
4
5

Grandes aberturas de vidro permitem a livre circulação dos ventos e a entrada de luz ao longo do dia.

6

Nesse volume também estão localizadas a cozinha, área de serviço, lavabo e um home theater.

7
8

No segundo volume estão as áreas íntimas, com a suíte master, suíte dos filhos e dos hóspedes. A fachada da rua é toda revestida de pedra e conta com pequenas aberturas, como forma de manter a privacidade dos moradores.

9
10

Em contrapartida, todas as suítes têm varandas que se abrem para o jardim, permitindo a conexão direta com a área de lazer.

11
12
13
14

A fachada interna do volume íntimo é protegida por paineis em madeira trespa, que possibilita o controle da entrada de luz e mantém a privacidade em relação ao jardim. À noite, é possível observar a luz do interior dos quartos pela transparência do material.

15

A piscina foi projetada em um nível ligeiramente abaixo da casa, como forma de desobstruir a conexão com o lago.

16

A grande área gourmet, na extremidade do volume social, se debruça sobre a vista em um balanço que parece flutuar no terreno.

17
18
19