Porto Feliz, São Paulo

Porto Feliz, São Paulo

FICHA TÉCNICA

Área do terreno
17.090,88 m²
Área construída
3.827,00 m²
Início do projeto
2020
Conclusão do projeto
2023

PROJETO

Arquitetura
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Fernanda Maeda, Marcela Siniauskas, Gustavo Ramos, Alan Cruciti, Pedro Junqueira, Maíra Martins, Juliana Dalkimin, Pedro Felix, Otavio Augusto
Design de interiores
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Marcela Penteado, Décio Araújo, Luiz Santini, Luana Bueno, Breno Pinheiro, Manuela Porto
Iluminação
Maneco Quinderé
Estrutura
Leão e Associados e Ita Construtora
Fotos
Fernando Guerra

Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

002

O programa da casa principal se distribui em dois níveis. No térreo, onde se dá o acesso à residência, está a área social, composta pelos espaços de estar, jantar e gourmet. Através de grandes painéis de vidro, seus limites se confundem com a área externa, que acompanha longitudinalmente sua extensão. Toda a área social, com piso de travertino e forro de madeira natural, se abre para o gramado e para a vista da natureza ao redor.

020
120
187

Uma piscina, sobre a qual a casa parece flutuar, funciona como uma extensão do jardim.

207
191

Do outro lado, num volume levemente angulado, está localizada a área íntima, com os quartos da família. Painéis de madeira acinzentada recobrem a fachada. A mudança de orientação nesse volume gerou um grande balanço, onde está localizada a suíte do casal. Grandes jardineiras, nas extensões do piso e alinhadas aos beirais, se abrem para o entorno, com uma vista de 180º.

024
183

Descendo as escadas para o pavimento inferior, uma sala de cinema, academia, quartos de hóspedes e área de serviço estão localizadas.

138
157

Assumindo um aspecto mais tectônico que arquitetônico, o subsolo teve a sua materialidade externa trabalhada com pedras e pequenas aberturas, em contraste aos painéis de vidro do térreo.

023

Saindo da residência principal, uma descida sinuosa pelo terreno nos leva a um volume onde ficam localizados um escritório e um spa. Sua estrutura, assim como a da casa acima, também é metálica.

215

Continuando a descida, uma grande quadra de tênis coberta se revela em meio à paisagem. De longe, sua escala já impressiona.

177

São quatro metros e meio de altura em que grandes pórticos de madeira laminada compõem sua enorme cobertura, projetada para máximo conforto térmico e proteção contra intempéries.

228

Mas é ao entrar no espaço que se percebe que, para além da altura vista de fora, a quadra é enterrada na mesma medida, envolta por paredes de concreto aparente. São nove metros de altura no total, criando uma espacialidade e experiência únicas.

229
240