Residência GS
Itu
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 5.050,00 m²
- Área construída
- 1.190,00 m²
- Conclusão
- 2013
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Christian Rojas, Daniel Vannucci, Fabiana Porto, Gabriel Bocchile, Henrique Carvalho, Marcela Siniauskas, Marcia Bontempo, Marina Nogaró, Rafael Henrique de Oliveira, Ricardo Luna
- Interiores
- Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)
- Equipe
- Debora Stefanelli, Priscilla Martins
- Iluminação
- Lightworks
- Paisagismo
- Gil Fialho
- Fotos
- Leonardo Finotti
De tempos em tempos clientes nos demandam residências com telhado tradicional com cumeeira, beiral e telhas cerâmicas. Uma casa de campo moderna com cara de fazenda brasileira. Resumidamente, esse foi o pedido de um jovem e simpático casal de São Paulo para sua casa de campo à uma hora da cidade.
Ao contrário do que possa parecer, a contradição do vocabulário colonial brasileiro com os conceitos contemporâneos de arquitetura nos instiga a promover esse casamento. Desta forma, telhas, muros de pedra, estrutura em madeira, fechamentos em veneziana, pisos em granito serrado e tábuas corridas convivem com altos pés direitos, grandes portas de vidro, beirais ampliados, cômodos em balanço e independentes da esbelta estrutura.
A entrada da casa é marcada por um grande jardim interno banhado de luz natural que atua como pulmão da construção e é responsável pela distribuição dos fluxos para as áreas intimas que se faz através de escadas que vencem meio nível. Sala e varanda são ambientes contíguos e diretamente abertos ao jardim e piscina voltados para a mata. Áreas da sauna, ginástica, home theater e serviços estão disfarçadas nos desníveis da topografia tornando a construção visivelmente mais enxuta e leve.