Itu

Itu

Ficha Técnica

Área do terreno
5.050,00 m²
Área construída
1.190,00 m²
Conclusão
2013

Projeto

Arquitetura
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Christian Rojas, Daniel Vannucci, Fabiana Porto, Gabriel Bocchile, Henrique Carvalho, Marcela Siniauskas, Marcia Bontempo, Marina Nogaró, Rafael Henrique de Oliveira, Ricardo Luna
Interiores
Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)
Equipe
Debora Stefanelli, Priscilla Martins
Iluminação
Lightworks
Paisagismo
Gil Fialho
Fotos
Leonardo Finotti
2011_residencia_gs_2
2011_residencia_gs_3
2011_residencia_gs_4
2011_residencia_gs_5
2011_residencia_gs_6
2011_residencia_gs_7

De tempos em tempos clientes nos demandam residências com telhado tradicional com cumeeira, beiral e telhas cerâmicas. Uma casa de campo moderna com cara de fazenda brasileira. Resumidamente, esse foi o pedido de um jovem e simpático casal de São Paulo para sua casa de campo à uma hora da cidade.

Ao contrário do que possa parecer, a contradição do vocabulário colonial brasileiro com os conceitos contemporâneos de arquitetura nos instiga a promover esse casamento. Desta forma, telhas, muros de pedra, estrutura em madeira, fechamentos em veneziana, pisos em granito serrado e tábuas corridas convivem com altos pés direitos, grandes portas de vidro, beirais ampliados, cômodos em balanço e independentes da esbelta estrutura.

A entrada da casa é marcada por um grande jardim interno banhado de luz natural que atua como pulmão da construção e é responsável pela distribuição dos fluxos para as áreas intimas que se faz através de escadas que vencem meio nível. Sala e varanda são ambientes contíguos e diretamente abertos ao jardim e piscina voltados para a mata. Áreas da sauna, ginástica, home theater e serviços estão disfarçadas nos desníveis da topografia tornando a construção visivelmente mais enxuta e leve.