Edifício Guilhermina
Leblon, RJ
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 1.194,58 m²
- Área construída
- 5.140,13 m²
- Início
- 2016
Projeto
- Escritório
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Christian Rojas, Fernanda Maeda, Guilherme Pucci, Eduardo Aparício, Gustavo Borges, Thauan Miquelin
- Interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Tatiana Kamogawa, Mariana Ferretti
Recebemos a responsabilidade de transformar o antigo colégio Saint Patricks, uma das mais fortes memórias arquitetônicas da década de XX do bairro do Leblon, em um empreendimento comercial.
A fachada, tombada pelo patrimônio histórico, foi o elemento central de onde o projeto tomou partido.
Como forma de renovação do edifício e baseado nas leis mais recentes de uso e ocupação do solo, propusemos uma construção nova preservando a fachada original do antigo colégio.
O projeto de restauração envolveu um intenso estudo sobre as patalogias em estagio avançado na fachada e posterior recomposição da volumetria original , obedecendo a forma e o material construtivo , bem como as caracteristicas técnicas necessárias para a compatibilidade entre material original e a intervenção.
A partir da fachada , ritmada em blocos , delimitou-se o caminho e acessos ao público às 10 lojas no térreo. Acima, desenvolvem-se cinco pavimentos para salas comerciais com tipologias adaptapátveis e quatro subsolos para estacionamento.
Localizado em uma esquina das principais avenidas do bairro Leblon , o lote tem muita visibilidade e movimento.
Procuramos adotar uma arquitetura sútil que, através de jardins verticais e brises de madeira, não se impusesse à memória afetiva que a fachada do Sant Patricks remonta ao bairro. A Arquitetura da nova edificação funciona como um pano de fundo silencioso que valoriza o ritmo e os volumes do antigo.
Soma-se a esta intenção , a decisão de arredondarmos e recuarmos a quina do volume em brise , diminuindo o impacto visual e de alguma forma reinterpretando a volumetria do bairro, com seus prédios dos anos 50.