Edifício Guilhermina

Leblon, RJ

Ficha Técnica

Área do terreno
1.194,58 m²
Área construída
5.140,13 m²
Início
2016

Projeto

Escritório
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Christian Rojas, Fernanda Maeda, Guilherme Pucci, Eduardo Aparício, Gustavo Borges, Thauan Miquelin
Interiores
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Tatiana Kamogawa, Mariana Ferretti

Projeto para um centro comercial e empresarial localizado numa área nobre do bairro do Leblon, formado por 12 lojas e 46 espaços comerciais.

O ponto de partida para esse projeto foi a intenção de fazermos uma intervenção o mais sutil possível, de modo que a nova construção não competisse com a construção existente, formada por sobrados e que é tombada.

Para fazer a ligação entre o antigo e o contemporâneo de forma suave, utilizamos o verde como mediador, através de um jardim vertical, ocupando três pavimentos e enquadrando a arquitetura a ser preservada.

No volume criado, com o total de cinco pavimentos, utilizamos a forma curva para unificar as duas fachadas e respeitar um desenho urbano mais tradicional, de esquinas.

Como identidade da nova construção, utilizamos revestimento de madeira nos dois últimos pavimentos, um elemento natural como continuação do jardim vertical, e vidro para dar transparência e leveza, não competindo com a estética da construção existente, mais pesada e opaca.

As circulações entre as lojas do pavimento térreo serão feitas através de jardins, dando a sensação de estarmos entrando numa vila arborizada ou numa praça, diferente da maior parte dos edifícios comerciais existentes, transcendendo a paisagem urbana e criando um refúgio dentro da cidade.

Share:

Próximo projeto Residência SM