Residência LB
Brasília, DF
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 2.700,00 m²
- Área construída
- 1.700,00 m²
- Conclusão
- 2003
Projeto
- Arquitetura
- Cláudio Bernardes & Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Cláudio Bernardes, Paulo Jacobsen, Andrés Galvéz, Miguel Pinto Guimarães, Thiago Bernardes
- Interiores
- Cláudio Bernardes & Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Tatiana Kamogawa
- Paisagismo
- CAP, Fernando Chacel, Sidney Linhares
- Fotos
- Leonardo Finotti
Esta casa, toda estruturada em aço, organiza-se em função do grande loft em que se concentram – sob o extraordinário pé-direito – as salas e a varanda, por onde penetram as águas da piscina, destinadas a irrigar o jardim interno e amenizar a aridez própria ao clima local.
A imponente escada, que se destaca na sala, leva ao pavimento superior – espaço reservado da casa -, que reúne a suíte principal, com varanda exclusiva, e o escritório.
Em oposição aos demais níveis, o plano inferior – concebido para desaparecer sob o poderoso chanfro – não tem uso definido, apesar das três suítes e da sala que abriga. É um andar volante, circunstancial como que criado para o futuro, para um futuro – espécie de “curinga”, que se assemelha às possibilidades múltiplas e dinâmicas de uma galeria, com rápida capacidade de transformação. Também em seu aspecto, pleno em revestimentos de madeira, como se nota na varanda, este andar serve de curiosa contraposição ao conjunto metálico do loft, acima.
O projeto pretendeu valorizar ao máximo a peculiar luz do Distrito Federal – seja pelos vidros que percorrem a extensão completa do pé-direito, seja pelo domo central no telhado. Todos os níveis oferecem uma generosa vista da cidade – e as laterais da casa, em brise-soleil de madeira, merecem especial atenção.