Residência AN
Paraty, RJ
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 2.000,00 m²
- Área construída
- 1.200,00 m²
- Conclusão
- 2003
Projeto
- Arquitetura
- Cláudio Bernardes & Jacobsen Arquitetura
- Interiores
- Cláudio Bernardes & Jacobsen Arquitetura
- Iluminação
- Studio iluz
- Paisagismo
- Isabel Duprat
- Fotos
- Leonardo Finotti
A ocupação deste amplo terreno simula a distribuição de uma vila, pulverizando ao máximo as áreas construídas. Os vários módulos da casa comunicam-se por passarelas de madeira sobre espelhos d’água, lâminas bem rasas que se conectam à piscina e, aprofundando-se, semi-cercam a sede – a maior construção do conjunto.
Central e aberto, com um grande vão sob o qual se reúnem todas as áreas de lazer, este módulo principal ergue-se metro e meio acima do nível do mar, para o qual se volta e se projeta. Também ele, de forma particular, tem os espaços desagregados, ligando-se, no entanto, por pérgulas e treliças de aço. A cozinha ocupa os fundos da sede. Os quartos e cômodos de serviço, autônomos, estão distribuídos por bangalôs menores.
Da base até o forro, os módulos são inteiramente feitos em aço e concreto – estrutura a partir da qual um extraordinário trabalho de marcenaria resultou na montagem dos telhados. Os plenos usos do metal e da madeira, independentes, dão um caráter híbrido – inusitado de instigante – ao projeto.
Embora não esteja numa ilha, só se chega a esta casa pelo mar, o que exigiu uma série de engenharias que estabelecessem sistemas eficientes – econômicos e ecológicos – de energia, água e esgoto.