Porto Olímpico
Centro, RJ
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 182.900,00 m²
- Área construída
- 772. 877,00 m²
- Início
- 2011
Projeto
- Arquitetura
- Bernardes + Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Daniel Vanucchi, Edgar Murata, Fernanda Andrade, Fernanda Maeda, Francisco Abreu, Henrique Vetro, Isabela Fraia, José Miguel Ferreira, Lucas Bueno, Pedro Henrique Ramos
- 3D/Animações
- Metro ao Cubo
A competição nacional chamada Porto Olímpico demandou propostas para inúmeras atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos de 2016, em um projeto de reestruturação que poderia revitalizar um distrito da cidade com novas unidades residenciais, escritórios, hotéis, entretenimento, shopping e estabelecimentos de serviços gerais.
Como uma provocação a densidade de ocupação extremamente alta definida pela competição, o projeto usa o montanhoso skyline do Rio de Janeiro como uma referência e apresenta isso de maneira incomum.
A abordagem de projeto começa erguendo os dois terrenos como se eles formassem montanhas. A forma resultante era ideal, já que a idéia nunca foi a de criar grandes muros perto da rua. Outro aspecto importante considerado na proposta era a de ter permeabilidade por todo o local. Para conseguir isso, a forma geral foi fatiada criando edifícios longos. O espaço vazio resultante foi mantido como praças públicas para atingir a permeabilidade desejada, enquanto, no topo, os terraços mantiveram o conceito inicial de vertentes verdes.