
Container Art
Parque Villa Lobos, SP

Ficha Técnica
- Área Total
- 1.200,00 m²
- Conclusão
- 2008
Projeto
- Arquitetura
- Bernardes + Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Daniel Vannucchi, Edgar Murata, Fernanda Maeda, Gabriel Bochile, Rafael Henrique de Oliveira





O artista plástico Arthur Lescher nos contatou com o desafio de compor um lugar de contemplação, circulação e entretenimento, utilizando somente containers. O conceito era usar propriedades físicas e mecânicas do objeto para criar um ambiente de exibições a partir de vídeo projeções sobre a arte internacional.
Os containers possuem como característica os de uma estrutura sóbria e volumosa, empilháveis, modulados tanto na horizontal quanto na vertical, sem a necessidade de uma estrutura auxiliar nos espaços criados e fácil de serem transportados, pontos que foram relevantes na instalação do projeto dentro do parque.
Os containers, quando sobrepostos, são estruturados por si mesmos e suas extremidades possuem uma estrutura de dimensões de 15×15 cm, que acabam por se fixar umas às outras, evitando assim, possíveis danos ao pavimento de concreto existente.
Para a composição da área de exibição do evento, 12 módulos de 6 metros foram usados como base para suspender outros 6 módulos de 12 metros, que funcionam como cobertura e são apoiados em dois pontos, cada apoio em uma extremidade dos containers inferiores da base.
Para criar um ambiente convidativo, foi necessária a utilização de um sistema de refrigeração que pudesse manter a temperatura agradável dentro dos módulos.
E para preservar a fluidez do parque, sem interferir na circulação, porém intervindo na paisagem existente, o projeto trabalha num ritmo de 2.1.1.2.1., criando três faixas horizontais de circulação, que permite a passagem pela esplanada, e ao mesmo tempo, estimula os usuários a passarem pela área de exposição.
A implantação explora a visibilidade axial no acesso para o parque e para a esplanada de concreto já existente. Assim, a composição se trata de uma grande instalação dentro do parque, que pode ser visto desde o acesso principal da rua.