Edifício Nube
São Paulo
Ficha Técnica
- Área Total
- 650m²
- Área Construída
- 9.500m²
- Conclusão
- 2021
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- paulo jacobsen, bernardo jacobsen, edgar murata, marcelo vessoni, Christian Rojas, Marcela Guerreiro, felipe bueno, Frederico Castelo Branco, Renata Mori, Raissa Simão, Barbara Campelo, Eduardo Aparício
- Interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Incorporação
- Idea!Zarvos
- Construção
- Construcompany
- Fotos
- Nelson Kon
- Drone
- Pedro Mascaro
O edifício NUBE foi a primeira torre residencial desenhada e construída pelo escritório Jacobsen Arquitetura. Diferentemente de projetos anteriores, em que adaptamos conceitos de fachada e design de interiores a estruturas existentes; no edifício NUBE, tivemos a oportunidade de trabalhar, desde o início, a ocupação do terreno situado no Itaim Bibi (São Paulo, Brasil).
Tratando-se de um edifício habitacional contendo uma unidade por andar, pretendemos reinterpretar conceitos de arquitetura presentes em nossos projetos residenciais. Pretendemos, com o projeto, criar a sensação de morar numa casa térrea em cada apartamento. Como partido arquitetônico, buscamos enquadrar a magnífica e desimpedida vista do bairro residencial dos Jardins a partir de um amplo espaço vazio, em torno do qual estão dispostas as plantas de cada unidade, em formato de “L”. As áreas sociais de cada apartamento orientadas para a vista privilegiada, emolduradas por esquadrias de piso a teto.
As suítes são voltadas para o lado oposto, e as áreas de serviços para os fundos. Cada pavimento foi horizontalmente marcado por beirais prolongados, contribuindo para a privacidade e proteção solar do edifício. Para as demais fachadas, foram desenhados brises verticais de madeira modificada, uma solução sustentável que apresenta boa resistência às intempéries, capaz de conferir caráter dinâmico às fachadas.
A estrutura do edifício, destacada da vedação, é composta por pilares de seção circular. A torre possui quinze pavimentos, sendo os últimos três andares ocupados por uma grande unidade triplex, em cima de duas unidades duplex. Um grande jardim faz a conexão entre a rua e a entrada principal, propositalmente recuada. Para acessá-la, é necessário percorrer uma agradável ponte de madeira, protegida pela projeção do edifício. A distribuição dos canteiros em diferentes níveis, no pavimento térreo, contribui para transmitir a impressão de maior amplitude. Analogamente, os acabamentos em tons escuros no térreo, que possui pé direito duplo, acentuam a sensação de suspensão do edifício. No primeiro pavimento, está localizada uma piscina com raia coberta, espaço de descanso e demais áreas técnicas, envolvidas por pedras aparentes que definem o terraço.