Angra dos Reis, RJ

Ficha Técnica

Área do Terreno
17.000,00 m²
Área construída
600,00 m²
Conclusão
1998

Projeto

Arquitetura
Cláudio Bernardes & Jacobsen Arquitetura
Paisagismo
Jardim Imaginário
Fotos
Kitty Paranaguá, Leonardo Finotti
1996_ilha_do_cavaco_2
1996_ilha_do_cavaco_3
1996_ilha_do_cavaco_5
1996_ilha_do_cavaco_4
1996_ilha_do_cavaco_6

Sem linhas retas, a forma desta casa se esforça em recriar o desenho sinuoso do morro em que se encaixa, preenchendo o espaço aberto por um corte anterior e agressivo na geografia da ilha, de alguma forma devolvendo ao terreno as curvas de sua topografia original.

A cobertura, no mesmo nível do topo do morro, é um generoso mirante para o conjunto da ilha. Revestida de cerâmica Brennand azul, com bancos em aço corten, reproduz a cor do mar e, de longe, parece abrigar pequenos lagos. O segundo pavimento é um jardim suspenso, progressivamente inclinado, cuja parte mais elevada, ao fundo, encobre a passarela que liga os dois grandes quartos. No primeiro nível, estão a varanda, também em cerâmica azul, e a ampla sala de estar, aberta para a vegetação natural da ilha e iluminada por um painel longitudinal de vidro no teto.

Toda construída em concreto, a estrutura da casa venceu cálculos difíceis, sobretudo porque devesse suportar o pavimento gramado, muito pesado. A solução do beiral, que se vai afinando, suaviza, numa só linha, a consistente espessura da laje.

1996_ilha_do_cavaco_implantacao
1996_ilha_do_cavaco_cobertura
1996_ilha_do_cavaco_pavto_terreo
1996_ilha_do_cavaco_pavto_inferior
1996_ilha_do_cavaco_corte