Residência AB

Angra dos Reis, RJ

Ficha Técnica

Área do terreno
53.548,00 m²
Área construída
935,00 m²
Início
2011
Conclusão
2016

Projeto

Escritório
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Ricardo Castello Branco, Beatriz Falcão, Fernanda Maeda, Henrique Vetro, Mariana Chaves
Estrutura
Márcio Pompei
Iluminação
Lightworks
Paisagismo
Jardim Imaginário
Construtora
Construviva
Fotos
Léo Finotti, Rafael Kamogawa

Este projeto teve que se adequar às restritas normas ambientais, que limitavam a proximidade da construção com o mar, sua altura, a ocupação máxima do terreno e modificações na topografia. Para isso desenvolvemos diversos estudos conceituais com diferentes geometrias e abordagens topográficas.

A implantação final teve a intenção de criar uma conexão entre os dois platôs existentes, gerando uma construção de dois pavimentos.

O acesso pode ser feito por ambos os pavimentos, ficando a área íntima no nível superior, mais próxima à montanha e as áreas sociais e de lazer no nível inferior, mais próximas do mar.

As técnicas construtivas e os materiais utilizados foram todos pensados para desenvolvermos a nossa arquitetura numa ilha, cujo acesso só poderia ser feito por barco.

Utilizamos estrutura metálica e painéis de madeira e vidro pré-fabricados, ambos de fácil transporte e montagem rápida, com redução de mão-de-obra e pouca produção de descarte, além de proporcionar uma manutenção fácil e de baixo custo a longo prazo.

Share:

Próximo projeto Edifício Guilhermina