Residência AF
São Paulo
Ficha Técnica
- Área Total
- 3.412,00m²
- Área Construída
- 1.057,00m²
- Conclusão
- 2014
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Frederico Sabella, Valesca Daolio, Rafael Henrique de Oliveira, Fernanda Maeda
- Paisagismo
- Cenário Paisagismo
- Iluminação
- Lightworks
- Instalações Elétricas e Hidráulicas
- Pessoa e Zamaro
- Estrutura
- Ita Construtora, Engecalc
- Construção
- ACN Construtora
- Fotos
- Leonardo Finotti
O terreno de geometria retangular apresenta, junto a via de acesso, um aclive que se atenua, formando uma área plana generosa situada no fundo do terreno, junto à uma densa mata. Voltada para o lado do acesso, oposto à mata, tem-se uma bela vista da paisagem do vale com montanhas de floresta preservada. Nos limites laterais ficam propriedades vizinhas.
A primeira impressão foi de que deveríamos utilizar a parte plana para criar um jardim aproveitando o ponto de vista elevado. Assim a construção deveria ocupar a parte mais acidentada da topografia, no centro do terreno, fazendo a interface do nível de acesso com o plano superior de forma natural. Aproveitamos toda a largura possível, gerando uma ocupação retangular, aberta para frente e fundos e preservada das laterais.
As principais áreas da casa; social, íntima e de lazer estão locadas no andar superior, ora se abrindo para o jardim nos fundos, ora se abrindo para a paisagem ao lado oposto. A sala de estar e jantar são integradas e completamente transparentes para os dois lados, fazendo a ligação visual entre o jardim e a paisagem distante.
No nível inferior, além do acesso e estacionamento de veículos, estão área de serviço e Home Theater. A conexão com o andar superior se da por uma confortável escada rodeada de jardim no hall de entrada.
Procuramos potencializar a proposta de articulação de níveis e transição espacial que desenvolvemos na implantação da construção para o conceito estrutural e consequentemente para a estética do projeto. Desta forma, propusemos duas espessas paredes em pedra nos limites laterais do lote, unidas por uma esbelta estrutura em pórticos de madeira laminada. A cobertura inclinada, que acompanha o ângulo de inclinação do terreno natural, direciona toda a área social para o jardim e piscina e dá uma proporção mais horizontal e elevada para a vista do vale.