Residência CL
Bragança Paulista, SP
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 4.080m²
- Área construída
- 1600m²
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Siniauskas, Fernanda Maeda, Frederico Sabella, Alan Cruciti, Marina Budib, Fabio Fridman, Daniel Arce, Bianca Pastore
- Projeto de Interiores
- Débora Aguiar Arquitetos
- Projeto de Marcenaria
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe de Marcenaria
- Marcela Guerreiro, Gabriela Magano, Amanda Leal
- Paisagismo
- Cenário Paisagismo
- Iluminação
- Lightworks
- Painéis Externos
- oficina de marcenaria
- Fotos
- Leonardo Finotti
O partido projetual da Residência CL, projetada para um jovem casal, busca potencializar as magníficas vistas para o lago e reserva florestal, presentes no sítio de implantação. Dada essa condição particular do terreno, buscamos orientar a maior parte dos ambientes da casa para a paisagem deslumbrante. O terreno se situa em suave declive, no final de uma rua arborizada, contando com vizinhos em ambos os lados. Um dos principais desafios enfrentados pelo projeto foi encontrar o nível ideal para a implantação da residência: que se adequasse à topografia natural do terreno e, ao mesmo tempo, permitindo a visualização integral da lâmina d ́água do lago.
A implantação do edifício em forma de “Y”, de caráter não ortogonal, buscou orientar as aberturas para a vista principal, garantindo, também, privacidade em relação às construções vizinhas, paralelas aos limites laterais do lote. A disposição do volume edificado no sítio priorizou a ocupação central do terreno, criando um grande jardim que desce suavemente em direção à cota de entrada, limitado pela piscina de borda infinita. A partir dessa solução, a própria construção conduz o indivíduo pelo desnível do terreno, criando um pavimento térreo na fachada de acesso que se desdobra num volume de dois pavimentos na porção interna do lote, voltado para o jardim principal.
A abordagem projetual adotada para este projeto prioriza, ao máximo, a integração entre interiores e exteriores. A criação de áreas de estar conectadas ao ambiente e o fechamento da residência com planos de vidro deslizantes e transparentes são estratégias que contribuem para ressignificar continuamente os conceitos de “dentro” e “fora”. Outra solução arquitetônica que merece destaque foi o acentuado prolongamento dos beirais nos pavimentos superior e inferior. A notável inclinação desses elementos para cima alude à arquitetura tradicional japonesa, contribuindo para acentuar a sensação de leveza conferida ao edifício. Além de contribuírem para a proteção das fachadas em relação à incidência de luz solar direta; os beirais ainda aumentam a sensação de privacidade e atuam no sentido de prolongar os espaços interiores em direção ao exterior.
A entrada da residência ocorre pelo andar superior. O hall de acesso principal separa os dormitórios da família da área de hóspedes. Descendo por uma escada espiralada, é possível acessar a área social da residência, onde estão implantadas as salas de estar e o home theatre, de um lado; a cozinha, a sala de jantar e a varanda, de outro. Sob esse aspecto, a escada se apresenta como o principal elemento arquitetônico responsável pela setorização do projeto, para o qual convergem todas as áreas da casa. No andar inferior, foi instalado o SPA privativo dos moradores, alinhado com o vazio da piscina, de modo a integrar-se à extensão do plano do jardim no pavimento térreo.
A paleta de materiais escolhidos para a Residência CL busca a integração contextual com o lugar, priorizando o contraste intencional entre cores e texturas, além de evidenciar aspectos da distribuição programática do edifício. Com efeito, destaca-se a aplicação da chamada pedra bolão nas paredes, de granito nos pisos sociais e de pedra verde vulcânica nas áreas da piscina. Nos forros, utilizamos madeira freijó e, nos pisos dos dormitórios, madeira carvalho. Para os painéis da fachada, aplicou-se a tradicional técnica japonesa da madeira carbonizada, combinando um modo de produção artesanal à linguagem estética contemporânea buscada para o projeto.