Califórnia, Estados Unidos

Califórnia, Estados Unidos

FICHA TÉCNICA

Área do terreno
6000 m2
Área construída
970 m2
Início
2023

PROJETO

Arquitetura
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Francisco Rugeroni, Lucila Dib, Júlia Marotto, Raimundo Borges, Laura Faria, Marília Garson, Alahyse Paiva, Marcos Mendes
Design de interiores
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Fernanda Marchesan, Caroline Rodrigues, Camila Alves

Na costa de Malibu, na Califórnia, uma grande formação rochosa se projeta para o Oceano Pacífico, onde o chamado Point Dume marca o fim da Baía de Santa Mônica. É nessa região, uma das mais exclusivas da costa oeste americana, que se localiza o nosso projeto, inspirado no espírito solar, leve e descontraído da praia de Little Dume Beach.

PN_CHARLIE_02

Nosso objetivo foi criar uma residência tropical que se adaptasse às particularidades do terreno, intervindo o mínimo possível no ambiente natural. Para isso, trabalhamos com os desníveis encontrados no lote, respeitando as suas limitações de altura, e mantivemos as principais árvores existentes. Com acesso direto à praia, a implantação da casa se configura ao redor de um grande gramado com piscina, integrando-se completamente com as áreas sociais, que se abrem para a área externa. Uma arquibancada acompanha o desnível do terreno, com uma vista privilegiada do pôr do sol e do horizonte do oceano.

PN_CHARLIE_05

O programa se distribui em dois pavimentos: quartos de hóspedes, espaço wellness, ginástica e home theater no pavimento inferior e estar, jantar, cozinha e suítes no térreo. A área social acompanha a descida da arquibancada, ganhando maior pé direito e se debruçando sobre a vista do vale, o que resultou em um balanço que também serve de cobertura para a garagem.

PN_CHARLIE_04
PN_CHARLIE_07

O telhado da casa é visualmente solto dos volumes, conferindo um aspecto de leveza ao projeto, muito inspirado nas mid-century houses californianas. No teto, optamos por perfis de madeira laminada que se estendem pelos beirais, em referência às estruturas de barcos. Nas fachadas, numa referência aos pescadores do Japão, painéis de madeira carbonizada foram usados para permitirem a entrada de luz e ventilação natural nos ambientes.

PN_CHARLIE_08