Residência Doha
Doha, Qatar
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 97.600,00 m²
- Área construída
- 19.900,00 m²
- Início
- 2009
Projeto
- Arquitetura
- Bernardes + Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Aline Bianca de Almeida, Bruna Fregonezi, Camila Mathias, Daniel Vannucchi, Edgar Murata, Fernanda Andrade, Fernanda Maeda, Francisco Rugeroni, Frederico Escobar, Henrique Vetro, José Luis Canal, Rahyja Afranje, Valesca Daólio
- Interiores
- Bernardes + Jacobsen Arquitetura
- Ar Condicionado
- GET
- Estrutura
- GOP
- Iluminação
- Studio Ix
- Paisagismo
- Isabel Duprat
- Construtora
- Dara Engineering Consultants
- 3D/Animações
- Metro ao Cubo
Situado às margens do Golfo Pérsico, com o centro financeiro de Doha ao fundo, o construído e o natural se confundem neste projeto. Um verdadeiro parque no meio do deserto, como um oásis.
Para atender ao grande programa demandado e ao mesmo tempo diminuir o impacto visual da construção, propusemos uma arquitetura topográfica, quase nula, completamente agregada ao terreno, onde os elementos principais deveriam ser a água e a vegetação.
A forma geométrica, regular, adotada, com um espelho d’água ao centro é uma referência à estética árabe. Os dois volumes simétricos em forma de “L”, onde a cobertura verde toca o solo nas duas extremidades se transformando em piso, desaparecem na paisagem, como se fossem apenas um movimento de terra.
A fachada destes edifícios é formada por duas camadas de vidros duplos protegidos por painéis metálicos perfurados. O desenho destes painéis, gerado a partir de algorítmicos, não se repete nunca e faz também referência à estética árabe de ornamentação.
O programa, dividido em dois níveis, se desenvolve em grande parte no subsolo. As áreas social, íntima (da família), de hóspedes, de trabalho, de lazer, de bem estar e de serviço são completamente isoladas e independentes entre si. A conexão entre essas áreas é feita pela parte de serviço, através de galerias subterrâneas, e pela parte social, através de jardins internos, passarelas e espelhos d’água.