Residência FL
Bragança Paulista
Ficha Técnica
- Área Total
- 3.350,00 m²
- Área Construída
- 815,00m²
- Conclusão
- 2017
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Siniauskas, Frederico Escobar, Pedro Ramos, Natália Tieri
- Interiores
- Marcela Ernani Arquitetura
- Estrutura Metálica
- Leão Associados
- Instalações elétricas e hidráulicas
- GRAU Engenharia
- Iluminação
- Lumini
- Paisagismo
- Jardim Paulistano
- Construção
- Construtora Nogueira Porto
- Fotografia
- FG+SG
A partir do estudo do terreno identificamos duas visuais marcantes: os fundos, com a bela paisagem da mata; e a frente do lote, que proporciona ampla visão do pôr do sol com o campo de laranjeiras ao fundo. As vistas laterais não deveriam ser muito valorizadas, visto que futuramente os lotes vizinhos serão ocupados
Dessa leitura, surgiu a imagem de um volume longilíneo, paralelo à via principal, com amplos e esbeltos beirais formando varandas generosas, completamente aberto e transparente. Para tirar maior proveito dessas visuais, a construção foi elevada até a cota mais alta do terreno, possibilitando um pavimento inferior camuflado por taludes de vegetação e muros de pedra, onde foram locadas a garagem, áreas técnicas e de funcionários.
A conexão entre esses dois níveis foi pensada para ser a mais natural e prazerosa possível: uma escada ampla, com mínima inclinação em que os degraus se transformam em jardineiras e a luz natural penetra através de uma abertura no teto, com mesma dimensão da escada.
No pavimento principal, que ocupa toda a largura do lote, estão as áreas sociais e quartos. No centro do volume estão a Sala de Estar, Jantar e Varandas, abertas para ambos os lados e integradas pela grande cobertura de amplo pé direito e beirais de 4 metros. O piso de pedra das salas se estende para o lado externo, formando terraço e piscina; a proteção das árvores da mata garante um jardim tranquilo e privativo.
À direita das salas foram posicionados o Home Theatre, a Cozinha, a Area Gourmet e vestiário de piscina, cancelados por grande muro de pedra que delimita a lateral da casa. Do lado oposto, as 6 suites, 3 para cada lado do bloco principal, foram ligeiramente suspensas da cota do jardim, dando maior leveza ao volume e também gerando alturas internas mais aconchegantes.
Poucos materiais foram selecionados para compor a palheta de acabamento: madeira freijó, para o forro da cobertura, pedra madeira para muros e taludes, madeira carbonizada para painéis de abrir e granito levigado no piso.