Residência GAF

São Paulo

Ficha Técnica

Área Total
1.398,00 m²
Área Construída
1.660 m²
Conclusão
2016

Projeto

Arquitetura
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Jaime Cunha Jr., Christian Rojas, Henrique Vetro, Maya Leal.
Interiores
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Tatiana Kamogawa, Mariana Ferretti
Paisagismo
Bonsai Paisagismo
Iluminação
Maneco Quinderé
Automação
Roberto Molnar
Instalações elétricas e hidráulicas
Grau Engenharia
Ar Condicionado
Grau Engenharia
Estrutura
Leão e Associados
Segurança
Vision Sec
Esquadrias Madeira
Oficina de Marcenaria
Esquadrias Alumínio
Snaldi
Construção
Alle Engenharia
Fotos
FERNANDO GUERRA | FG+SG

Trabalhamos com o limite máximo de ocupação e de construção do lote na concepção da residência para um casal e seus 3 filhos em São Paulo.

O projeto, no formato em L, foi implantado nos limites frontais e de uma das laterais do terreno. Assim, ao mesmo tempo em que criamos uma proteção física e visual para rua, liberamos o máximo de espaço para o jardim com total privacidade na face de maior insolação. A forma quadrada da piscina procura representar formalmente a importância dessa área livre, que funciona como núcleo espacial da casa e de todas as atividades da família.

O programa demandado pelos clientes foi locado a partir de uma clara setorização: garagem e serviço no subsolo; estar, jantar, cozinha e varandas no andar térreo e por fim dormitórios, sala íntima e escritório no pavimento superior.

O pavimento térreo foi caracterizado pela abertura para o jardim e a transparência que lhe confere o caráter de pilotis. O acesso da rua possui pérgola coberta para a porta de entrada que funciona também como porte-cochère para os carros que se dirigem a garagem. Neste local, os pavimentos térreo e superior se deslocam para evitar uma fachada de dois andares voltada para a rua.

O pavimento superior foi todo envelopado por uma pele de madeira constituída de painéis móveis e fixos estruturados por quadros metálicos. O desenvolvido desse elemento demandou diversos protótipos e sistemas especiais de aberturas. Além de conferir proteção visual e permitir a entrada de luz e ventilação natural os painéis de madeira transferem uma identidade exclusiva para fachada do projeto.

Share:

Próximo projeto Residência JE