Bragança Paulista, SP

Bragança Paulista, SP

FICHA TÉCNICA

ÁREA DO TERRENO
3.330m²
ÁREA CONSTRUÍDA
862m²
CONCLUSÃO
2020

PROJETO

ARQUITETURA
jacobsen arquitetura
EQUIPE
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcela Siniauskas, Pedro Ramos, Frederico Escobar, Jinny Yim, Maya Leal Nobrega, Chay Cardoso, Raissa Simão, Bárbara Campelo, Marcela Guerreiro, Ananda Nunes, Magu Marinelli, Luiz Santini, Henrique Bregantim, Manuela Porto
PROJETO DE INTERIORES
jacobsen arquitetura
PAISAGISMO
Rodrigo Oliveira e Ricardo Cardim
ILUMINAÇÃO
lightworks
CONSTRUTORA
Nogueira Porto
FOTOS
Maíra Acayaba
MLS-house_jacobsen-arquitetura-1
MLS-house_jacobsen-arquitetura-44

A residência MLS foi pensada a partir de desejos muito poéticos dos clientes. O projeto se distribui em torno de um pátio com um jardim, um espaço de reflexão de forte significado para a família. Implantada no ponto mais alto do terreno, a residência tem vista para o horizonte e para um pôr do sol maravilhoso. A casa tem uma escala controlada, com pés direitos acolhedores e cômodos aconchegantes. O verde está sempre presente.

Casa MLS – Jacobsen Arquitetura-26
MLS-house_jacobsen-arquitetura-3
MLS-house_jacobsen-arquitetura-4

A construção se forma a partir de um jogo de cheios e vazios. Uma cobertura leve e fluida, de estrutura metálica, se apoia sobre dois “blocos”, unindo-os. Ela marca os espaços de descanso e contemplação como as salas de estar e a varanda. Essas áreas sociais têm o pé direito mais alto e são mais abertas que as áreas íntimas. Das áreas sociais é possível ter uma vista bem ampla do entorno.

MLS-house_jacobsen-arquitetura-45
MLS-house_jacobsen-arquitetura-25
MLS-house_jacobsen-arquitetura-27
MLS-house_jacobsen-arquitetura-28
MLS-house_jacobsen-arquitetura-32
MLS-house_jacobsen-arquitetura-35

Os “blocos” contenedores, com pé direito ligeiramente mais baixos e delimitações mais claras propiciam o acolhimento e a concentração, é o caso dos quartos e biblioteca. A suíte master tem uma abertura generosa para a vista e os demais quartos miram o jardim.

MLS-house_jacobsen-arquitetura-36
MLS-house_jacobsen-arquitetura-38
MLS-house_jacobsen-arquitetura-39
MLS-house_jacobsen-arquitetura-6
MLS-house_jacobsen-arquitetura-5
MLS-house_jacobsen-arquitetura-9

Os painéis de alumínio que organizam os espaços, podem manter-se completamente abertos, integrando os espaços, ou se fechar para momentos mais íntimos e de recolhimento. Os clientes também desejavam que a casa fosse prática, por isso os ambientes de serviço e garagem são mais compactos e funcionais, estabelecendo uma dinâmica mais utilitária na casa.

MLS-house_jacobsen-arquitetura-41
MLS-house_jacobsen-arquitetura-42
MLS-house_jacobsen-arquitetura-19
MLS-house_jacobsen-arquitetura-20
MLS-house_jacobsen-arquitetura-47