Residência RFD
Sāo Paulo - SP
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 233 m²
- Área construída
- 343 m² + 199 m² de jardim e terraço
- Conclusão
- 2021
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Jinny Yim, Bárbara Campelo, Eduardo Aparício, Juliana Dalkmin, Paula Miele
- Projeto de interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Marcela Guerreiro, Décio Araújo, Erika Ruther, Paula Loturco
- Paisagismo
- Rodrigo Oliveira
- Iluminaçāo
- Foco
- Construtora
- MFC
- Fotos
- Filippo Bamberghi
A frondosa mangueira localizada no fundo do terreno convenceu os clientes de que essa deveria ser a casa escolhida dentro do Residencial Ubá, um projeto também realizado por nós e localizado em uma área muito arborizada de São Paulo. Não à toa, a varanda do living logo tornou-se um espaço-chave para o jovem casal de moradores, que gosta de aproveitar os momentos nessa área reunindo amigos e familiares.
A residência se desenvolve em torno de um jardim central, que cria uma dinâmica espacial entre os andares, além de trazer luz natural e ventilação para os ambientes. No pavimento térreo concentram-se as áreas sociais conectadas a um outro jardim no fundo do lote. Neste espaço, priorizamos a integração de todos os ambientes, eliminando qualquer barreira que pudesse impedir a continuidade do layout, como os caixilhos existentes que isolavam o jardim interno.
Logo na entrada, a cozinha se revela totalmente integrada ao jantar, mas os painéis de madeira possibilitam que o espaço seja isolado caso os moradores optem por essa configuração. A coifa e a geladeira revestidas de madeira fazem os elementos “sumirem”, dando um ar ainda mais social a essa área da casa.
No segundo andar, três suítes estão dispostas em torno do vazio central, que ainda acomoda uma área de trabalho, uma demanda dos moradores. Criamos o home office no espaço de passagem entre os quartos, aproveitando essa área que tem bastante luz natural e permite que quem estiver trabalhando, tenha vista para o jardim.
A cobertura da casa recebe um terraço gourmet com solário e uma jacuzzi revestida com pedras da indonésia. Nesta área, o paisagismo incluiu árvores frutíferas como jabuticabeira, pitangueira, limoeiro, e uma horta.
A repetição de materiais e padrões reforça a unidade do projeto, como a madeira que aparece no forro e nos ripados que camuflam a circulação das escadas, ou o granito contínuo do piso, que se repete no banco do living e da varanda. Para criar um contraponto de acabamentos, o piso da área íntima e o forro são de madeira cumaru, enquanto a marcenaria foi desenhada em carvalho americano.
Tanto na varanda quanto no corredor entre o jantar e o living, o piso ganhou uma paginação entre pedriscos, o que reforça o ar de jardim desses espaços.
A proposta do projeto de interiores era aplicar uma linguagem jovem e bem-humorada dentro das premissas projetuais do escritório, por isso incluímos elementos leves e divertidos e toques pontuais de cor. As prateleiras metálicas do living dão um efeito leve ao décor e proporcionam a sensação de que os objetos estão flutuando. Para fechar a lateral dos elementos ripados da escada, posicionamos um espelho que traz o efeito de continuidade, além de refletir um pouco do jardim para dentro da casa.
O projeto de iluminação ajuda a destacar alguns elementos da arquitetura, como o corrimão mínimo da escada ou os painéis ripados da mesma área, que ainda escondem espaços de armazenamento para áudio e vídeo, além de uma louçaria.
Para o lavabo, propusemos uma caixa toda revestida com ladrilhos verdes com um efeito degradê do piso ao teto. Até a porta foi revestida internamente para dar mais força à monocromia do cômodo.
O paisagismo é assinado por Rodrigo Oliveira, que apostou em espécies tropicais com meia sombra, já que o jardim interno possui uma cobertura retrátil e a varanda do quarto também está sombreada pelo beiral. Na varanda do living, as espécies foram escolhidas para ornar com a árvore que já estava no terreno e para deixá-la em destaque. No espaço íntimo, o uso de vegetação mais alta dá privacidade aos moradores.