Campo Olímpico de Golfe

Rio de Janeiro, RJ

Ficha Técnica

Início
2012

Projeto

Arquitetura
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Fernanda Maeda, Francisco Rugeroni, Jaime Cunha Junior, Marcela Siniauskas, Priscilla Martins, Rafael Henrique de Oliveira

A retomada do golfe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 sugere o desenvolvimento de um projeto que concilie esta prática esportiva à paisagem do rico ecossistema da restinga, imprimindo mundialmente uma identidade Carioca.

Para integrar a arquitetura à natureza local e ao sinuoso percurso do jogo, propomos uma construção topográfica mimetizada no ambiente, desenhada com o entorno geológico, aquático e vegetal, na busca de uma compatibilidade ecológica.

A implantação em forma de arco faz referência ao movimento do swing. A forma criada a partir desse movimento foi oportuna à solução arquitetônica na definição das visuais, fluxos e setorização do programa. A mesma forma delimita o acesso externo e também o fluxo interno de pessoas em relação ao campo de golfe e driving range.

Propomos a disposição do programa nesse arco, deixando um generoso espaço para desenvolvermos o projeto de paisagismo ao mesmo tempo em que intensificamos a relação do publico com o campo de golfe.

O programa solicitado foi organizado em quatro blocos. Para conectar esses volumes, pensamos em abrigá-los sob uma única cobertura que desenha uma nova topografia suave e natural, que permite tanto acessibilidade plena ao interior do edifício como também sua transposição em direção ao campo de golfe. Seus suaves desníveis criam percursos em direção aos pontos mais elevados da cobertura de onde é possível assistir as partidas e observar a paisagem carioca.

Vemos neste projeto a oportunidade de colocarmos em pratica um padrão arquitetônico e urbanístico que valorize e respeite o meio ambiente e que incorpore os meios sustentáveis disponíveis para a construção e vida do edifício, onde a arquitetura seja uma interpretação da paisagem não só no aspecto formal.

Share:

Próximo projeto Hotel do Frade