São Paulo

Ficha Técnica

Área do terreno
2.300,00 m²
Área construída
2.000,00 m²
Conclusão
2002

Projeto

Arquitetura
Cláudio Bernardes & Jacobsen Arquitetura
Equipe
Cláudio Bernardes, Paulo Jacobsen, Andrés Galvéz, Miguel Pinto Guimarães, Thiago Bernardes
Paisagismo
Isabel Duprat
Fotos
Rômulo Fialdini
2000_residencia_bs_2
2000_residencia_bs_3
2000_residencia_bs_4
2000_residencia_bs_5
2000_residencia_bs_6
2000_residencia_bs_7

O projeto respeitou o perímetro da casa que ocupava o terreno anteriormente, isto também de maneira a preservar o jardim original, muito rico, que possui algumas árvores centenárias. Esta importante opção, no entanto, impôs limites muito rígidos para a superfície construída, incompatíveis com o programa desejado pelo cliente, o que exigiu que se investisse num extenso nível subterrâneo – de engenharia muito difícil, com notáveis sistemas de ventilação e iluminação natural -, onde ficam a garagem e boa parte dos serviços.

Em forma de L, a casa tem estrutura metálica, com destaque para as facas de aço do beiral. O pavimento principal abre-se para o jardim e é preenchido por uma série de salas e por uma academia de ginástica – espaços distribuídos pela ampla galeria de circulação, que serve de eixo para a casa. A cozinha, oculta ao fundo, também fica neste nível.

Os quartos, avarandados, estão no pavimento superior, que se divide em duas alas independentes, centralizadas por uma área de estar íntima. A maior e mais reservada abrigada a suíte principal. A menor, sobre a sala de ginástica, reúne os outros aposentos.

A piscina, como uma raia, corre pela extremidade do jardim e penetra na casa pela lateral da academia de ginástica, onde ganha piso de vidro, assim filtrando a iluminação natural para o hall de entrada, imediatamente abaixo.

2000_residencia_bs_implantacao
2000_residencia_bs_pavto_terreo
2000_residencia_bs_pavto_superior
2000_residencia_bs_pavto_subsolo
2000_residencia_bs_cortes