Residência BS
São Paulo
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 2.300,00 m²
- Área construída
- 2.000,00 m²
- Conclusão
- 2002
Projeto
- Arquitetura
- Cláudio Bernardes & Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Cláudio Bernardes, Paulo Jacobsen, Andrés Galvéz, Miguel Pinto Guimarães, Thiago Bernardes
- Paisagismo
- Isabel Duprat
- Fotos
- Rômulo Fialdini
O projeto respeitou o perímetro da casa que ocupava o terreno anteriormente, isto também de maneira a preservar o jardim original, muito rico, que possui algumas árvores centenárias. Esta importante opção, no entanto, impôs limites muito rígidos para a superfície construída, incompatíveis com o programa desejado pelo cliente, o que exigiu que se investisse num extenso nível subterrâneo – de engenharia muito difícil, com notáveis sistemas de ventilação e iluminação natural -, onde ficam a garagem e boa parte dos serviços.
Em forma de L, a casa tem estrutura metálica, com destaque para as facas de aço do beiral. O pavimento principal abre-se para o jardim e é preenchido por uma série de salas e por uma academia de ginástica – espaços distribuídos pela ampla galeria de circulação, que serve de eixo para a casa. A cozinha, oculta ao fundo, também fica neste nível.
Os quartos, avarandados, estão no pavimento superior, que se divide em duas alas independentes, centralizadas por uma área de estar íntima. A maior e mais reservada abrigada a suíte principal. A menor, sobre a sala de ginástica, reúne os outros aposentos.
A piscina, como uma raia, corre pela extremidade do jardim e penetra na casa pela lateral da academia de ginástica, onde ganha piso de vidro, assim filtrando a iluminação natural para o hall de entrada, imediatamente abaixo.