
Residência CA
Bragança Paulista

Ficha Técnica
- Área do terreno
- 3.208,70 m²
- Área construída
- 886,80 m²
- Conclusão
- 2014
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Christian Rojas, Daniel Vanucchi, Fernanda Maeda, Rafael Henrique de Oliveira
- Interiores
- Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)
- Equipe
- Caroline de Oliveira, Silvia Fernandez
- Iluminação
- Studio Ix
- Paisagismo
- Gil Fialho
- Fotos
- Leonardo Finotti







A implantação desta casa se deu em função das curvas de nível do terreno, da orientação solar e obviamente da bela vista panorâmica, o que resultou numa casa praticamente térrea com a planta baixa em forma de zigzag. Dividimos o programa em três áreas principais: Social, Íntimo e Serviço. Esses volumes se tornaram independentes em função dos ângulos não ortogonais, permitindo ancorar o serviço na parte mais alta do terreno, orientar salas, varandas e piscina para a vista e alçar o volume dos quartos no declive natural, soltando a construção do terreno a ponto de criar um pavimento inferior com pilotis.
A área social é toda transparente e aberta ao exterior. Sua arquitetura é caracterizada apenas pela cobertura leve e inclinada para a vista, que cria uma varanda em todo seu comprimento. Os volumes dos quartos e das áreas de serviço são definidos por painéis metálicos móveis permitindo privacidade, luz e iluminação natural. Seus brises estão dispostos de forma irregular no intuído de conferir leveza a arquitetura, como se fossem feitos de tecido ou algum material maleável. O projeto de interiores contou com mobiliário de Sérgio Rodrigues, Carlos Mota e Mônica Cintra.