Residência NADI
Nadi, Fiji
Ficha Técnica
- Área do terreno
- 11.050,00 m²
- Área construída
- 1.332,00 m²
- Início
- 2014
Projeto
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Francisco Rugeroni, Luiz Guilherme Martinelli, Maya Leal, Raíssa Simão
Carta ao paisagista.
Uma implantação de ângulos abertos que divide o terreno em dois grandes pátios. O primeiro, ligado a estrada, estabelece um grande espelho d’água que organiza as circulações dos carros, do serviço e de quem passeia pelo jardim. Imaginamos que a presença de volumosas árvores possam criar uma sensação de mistério e surpresa, escondendo a construção e propiciando um “caminhar no bosque”. Já o secundo pátio faz a ligação da casa com o mar, estabelecendo um grande solarium para a piscina através de grandes placas de pedra espalhadas pelo gramado. Árvores esbeltas, como coqueiros e palmeiras serão bem-vindas para não tirar a vista do mar de quem está na casa.
A arquitetura foi pensada para ser um casa-varanda, transparente, intercalada por jardins internos e protegida por grandes beirais. Apesar da grande cobertura unir todos os espaços, áreas intimas foram alçadas levemente do chão, permitindo maior amplitude visual e privacidade. Já os cômodos sociais estão completamente conectados com o exterior e consequentemente têm pé direito mais alto.
Como linguagem estética predominam peças estruturais em madeira laminada e acabamentos e fibras naturais e cores quentes.