Residência CA

Bragança Paulista, SP

Ficha Técnica

Área do terreno
3.208,70 m²
Área construída
886,80 m²
Conclusão
2014

Projeto

Arquitetura
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Christian Rojas, Daniel Vanucchi, Fernanda Maeda, Rafael Henrique de Oliveira
Interiores
Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)
Equipe
Caroline de Oliveira, Silvia Fernandez
Iluminação
Studio Ix
Paisagismo
Gil Fialho
Fotos
Leonardo Finotti

A implantação desta casa se deu em função das curvas de nível do terreno, da orientação solar e obviamente da bela vista panorâmica, o que resultou numa casa praticamente térrea com a planta baixa em forma de zigzag. Dividimos o programa em três áreas principais: Social, Íntimo e Serviço. Esses volumes se tornaram independentes em função dos ângulos não ortogonais, permitindo ancorar o serviço na parte mais alta do terreno, orientar salas, varandas e piscina para a vista e alçar o volume dos quartos no declive natural, soltando a construção do terreno a ponto de criar um pavimento inferior com pilotis.

A área social é toda transparente e aberta ao exterior. Sua arquitetura é caracterizada apenas pela cobertura leve e inclinada para a vista, que cria uma varanda em todo seu comprimento. Os volumes dos quartos e das áreas de serviço são definidos por painéis metálicos móveis permitindo privacidade, luz e iluminação natural. Seus brises estão dispostos de forma irregular no intuído de conferir leveza a arquitetura, como se fossem feitos de tecido ou algum material maleável. O projeto de interiores contou com mobiliário de Sérgio Rodrigues, Carlos Mota e Mônica Cintra.

Share:

Próximo projeto Residência NADI