Residência CJW

Mustique Island

Ficha Técnica

Área Total
19.134,70m²
Área Construída
1.596,61m²
Início
2015

Projeto

Escritório
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Gustavo Borges, Maya Leal, Natalia Tieri, Pedro Henrique Ramos, Rafaella Codato
Interiores
Jacobsen Arquitetura
Equipe
Tatiana Kamogawa, Julia Navarro

Pensada para ser a casa de férias de um jovem casal europeu e sua família, esta casa, antes mesmo do inicio do projeto, já era chamada de Cabana pelos futuros moradores e, para a nossa alegre surpresa, seria construída na paradisíaca e exclusiva ilha de Mustique, com uma vista incrível para o mar do Caribe.

Devido ao clima tropical e úmido da ilha e à bela paisagem ao redor do terreno, a Casa Cabana deveria ser essencialmente aberta, transparente, acolhedora, leve e orgânica, e se implantar no solo da forma mais sutil e natural possível, evitando ao máximo, modificações no relevo existente.

Para estudarmos as vistas da paisagem e a topografia do terreno, que em alguns locais ultrapassava 45graus, desenvolvemos maquetes físicas em diferentes escalas e modelos digitais da ilha inteira e das ilhas vizinhas, além de termos passado alguns dias na propriedade, subindo em mirantes construídos acima da vegetação existente para termos uma visão mais completa do terreno.

Realizamos também uma grande pesquisa sobre os processos construtivos locais, as tecnologias específicas para cortes e aterros e técnicas para lidar com os fortes ventos ocasionais e a escassez de água doce na ilha.
A estrutura em madeira laminada foi envolvida forma a ser pré-fabricada no Brasil e então transportada para o terreno, já pronta para ser montada. O mesmo foi pensado com relação aos grandes painéis de vidro e madeira das fachadas.

Share:

Próximo projeto Resort Cabo Verde