Residência RVL
Porto Feliz, São Paulo
FICHA TÉCNICA
- Área do terreno
- 3016 m²
- Área construída
- 1064 m²
- Conclusão do projeto
- 2022
PROJETO
- Arquitetura
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Siniauskas, Pedro Henrique Ramos, Bianca Pastore, Marina Budib, Pedro Felix, Paula Miele, Yuri Chamon
- Design de interiores
- Jacobsen Arquitetura
- Equipe
- Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Marcela Guerreiro, Vicky Zamlung, Ana Zuchetto, Amanda Bernacci
- Decoração
- Chris Hamoui
- Paisagismo
- Gil Fialho
- Iluminação
- Maneco Quinderé
- Fotos
- Maíra Acayaba
Situada nos arredores de São Paulo e com vista para um campo de golfe, o projeto dessa residência buscou criar espaços de convívio para uma família em meio à natureza. A implantação da casa foi pensada para criar o máximo de privacidade possível, afastando as áreas sociais e íntimas da rua. Por estar na cota mais alta do terreno, a residência pôde se abrir para a vista do campo de golfe e para a floresta.
O acesso principal se dá pelo nível da rua, onde um porte-cochère, criado pelo balanço de um dos volumes, recebe o visitante.
Ao subir as escadas para a área social, é possível sentir a luz que entra pela claraboia. Sua incidência é controlada por ripas de madeira, que por sua vez criam desenhos de sombras nos degraus.
Nesse pavimento está localizado todo o programa principal, distribuído em dois volumes perpendiculares. A sala de estar, jantar e área gourmet se localizam no volume central, com grandes aberturas em painéis de vidro que permitem a livre circulação do vento e criam relação direta com o jardim.
Uma longa piscina acompanha a longitude do terreno, projetada para acompanhar a melhor insolação.
As suítes da família e de hóspedes se localizam num segundo volume, envelopado por brises metálicos que protegem da incidência solar.
É no cruzamento dos dois volumes que, além da escada, se localizam o home theater e a cozinha, marcando a transição entre o íntimo e o social.
No pavimento inferior, cuja materialidade contrasta com a leveza dos volumes acima, estão localizadas sauna, adega, garagem, bicicletário e área de serviço.
A casa foi projetada em estrutura metálica, o que, a pedido dos clientes, proporcionou rapidez na construção. O teto de toda a residência é revestido por forro de madeira, reforçando a sensação de aquecimento, enquanto o piso de pedra refresca e reflete a luz, ajudando a manter os ambientes sempre iluminados.